Rebelião deixa 10 mortos e dezenas de feridos em prisão no México
Autoridades investigam se briga entre facções rivais teria iniciado rebelião.
Da Reuters
Pelo menos 10 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante um motim em uma prisão na região central do estado de San Luis Potosi, de acordo com informações da polícia divulgadas este sábado (27)
A polícia estadual afirma que o controle sobre um dos pavilhões da prisão de La Pila já foi estabelecido, depois que uma briga começou entre os prisioneiros. As autoridades estão investigando a causa da rebelião, e ainda não está claro se os envolvidos pertenciam a gangues rivais, responsáveis por diversos conflitos violentos pelo país.
Rebeliões com vítimas acontecem com certa frequência nas cadeias superlotadas no México, nas quais membros de quadrilhas brigam pelo controle das rotas de tráfico de drogas.
Assassinatos ligados ao crime organizado caíram 14%, totalizando 4.249 homicídios nos quatro primeiros meses do governo do presidente Enrique Peña Nieto, que assumiu o poder em dezembro do ano passado e prometeu reduzir a violência que assola a segunda maior economia da América Latina.
O ex-presidente Felipe Calderón enviou o exército para lutar contra os cartéis de drogas durante seu mandato de 2006 a 2012, causando a morte de mais de 70 mil pessoas em conflitos e execuções, deixando também mais de 27 mil desaparecidos.
Comentários