Projeto \'Ponto de Cultura\' transforma a vida de jovens em Jaguaribe, no CE

Sonho do projeto é levar a iniciativa para outras crianças.

Do G1 CE , com informações da TV Verdes Mares

O projeto Ponto de Cultura, que existe em Jaguaribe, a 293 Km de Fortaleza, desenvolve seis modalidades educacionais aplicadas para jovens entre 7 e 17 anos. Ao todo, 300 crianças e adolescentes participam da iniciativa. Além de aulas de artes, os alunos conhecem sem nenhum custo noções de informática, entre outros cursos.

Segundo a professora Vivianne Diógenes, as aulas são importantes, pois vão servir para o futuro dos garotos. "Além do curso ser totalmente de graça, eles recebem certificado que mais na frente, vai servir para o curriculum  desses jovens", diz a docente.

Os alunos também aprendem música. O maestro Normando Lucena ensina música há 14 anos e reconhece o poder das notas musicais para melhorar a vida desses alunos. "É uma forma que nós termos de transportar criança para um mundo melhor usando um mecanismo belíssimo que é a música. É provado cientificamente que isso faz com que eles se tornem pessoas melhores", disse o músico. Com a introdução dessas seis formas de ver o mundo, crianças e jovens aprenderam a lidar com eles mesmos", afirmou.

Apoio financeiro
O educador Fábio Freitas é o responsável pelo projeto. E o seu maior desejo é levar a ideia do projeto para outras crianças. Porém, os recursos são escassos. "Nós sabemos o quanto é pouco a ajuda financeira. Mas, nós que fazemos parte do projeto, aproveitamos o máximo possível para transformar o pouco que se tem em benefício para as crianças", afirmou Fábio Freitas.

Teatro, dança de rua, informática, canto, capoeira e dança contemporânea. São apenas seis trabalhos que tornam a vida de crianças e jovens de Jaguaribe um pouco mais melhor.