Quatro pessoas morrem em MT após ataques de animais peçonhentos
Segundo técnico ambiental, animais fogem da chuva para procurar abrigo.
Quatro pessoas morreram em Mato Grosso após ataques de animais peçonhentos, no último ano. Elas foram vítimas de cobras, aranhas e escorpião, conforme a Vigilância Ambiental do Estado. No entanto, o número de mortes registrado é menor se comparado ao ano de 2012, quando o dobro de pessoas morreu por acidentes com esse tipo de animal.
As cobras são as que lideram nos casos de ataques, segundo o órgão, que aponta ainda que de janeiro a dezembro de 2013, pelo menos 2.348 acidentes foram registrados. Com aumento das chuvas nesta época do ano, as ocorrências com animais peçonhentos é mais frequente. O técnico da Vigilância Ambiental, Tiago Rondon, disse em entrevista à Rádio Centro América FM que nesse período os animais buscam refúgio e colocam em risco os moradores.
“Eles estão se movimentando em busca de lugares mais secos”, frisa. Ele pontua também que o trabalho preventivo, como de orientação aos moradores, tem ajudado a combater os acidentes e ainda fez com que o número de mortes reduzisse pela metade em 2013. Rondon alerta que a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros quando se deparar com serpentes e outros animais peçonhentos nos quintais ou no interior das casas. O Centro de Controle de Zoonoses do Município (CCZ) também faz o recolhimento correto desses animais e a própria Vigilância Ambiental.
Não se deve amarrar ou tentar sugar o veneno no local da picada, nem cortar, aplicar borra de café, fumo ou fazer qualquer outro tipo de intervenção sem orientação técnica. Tais procedimentos podem ocasionar contaminação, necrose, amputações e até mesmo a morte da vítima.
Ele acrescenta que o paciente picado por um animal peçonhento deve ser atendido o mais rápido possível. “A pessoa pode até tomar um analgésico, caso esteja com muita dor. Mas deve ser encaminhada para o hospital para o tratamento adequado”, conclui.
Kelly MartinsDo G1 MT
Comentários