Adapi fará reunião de emergência em Uruçuí para combater lagarta
Uma portaria do Ministério da Agricultura declarou estado de emergência.
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) elaborou um plano de inspeção para combater a lagarta Helicoverpa armigera nas áreas agrícolas do Piauí. Uma portaria do ministro da Agricultura, Antônio Andrade, publicada no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (6), declarou estado de emergência fitossanitária em relação ao risco de surto da lagarta. De acordo com a coordenadora de Defesa Vegetal da Adapi, Alvanise Braz, na terça-feira (10), uma equipe participará de uma reunião com os agricultores em Uruçuí. Eles discutirão um plano de combate à praga.
“A reunião, nesta terça-feira, vai definir como iremos trabalhar para combater essa praga, a situação preocupa e vamos trabalhar em conjunto para combater esse problema que é um risco para a produção de grãos do Piauí”, disse a coordenadora de Defesa Vegetal da Adapi.
O governo liberou, em caráter emergencial, a importação e uso de agrotóxicos que contenham como ingrediente ativo a substância benzoato de emamectina para controle da Helicoverpa armigera. A liberação temporária vale para produtos não registrados no Brasil que sejam autorizados para culturas similares em pelo menos três países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para a liberação de agrotóxicos para combater a lagarta, a coordenadora explicou que o produtor agrícola deve fazer a solicitação na Adapi. “É preciso que os produtores solicitem a inspeção da fazenda para a liberação do agrotóxico, ao fazer isso uma equipe se desloca até a fazenda para trabalhar em conjunto com os agricultores”, explica Alvanise.
No caso do Piauí, a área de emergência abrange os municípios de Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Currais, Gilbués, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Piracuruca, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Uruçuí.
G1 PI
Comentários