Disputar jogos decisivos nesta Série B não é novidade para o Ceará. A cada partida no returno, no qual faz a melhor campanha, o Vovô foi praticamente forçado a vencer para continuar sonhando com o acesso. E hoje, contra o campeão Palmeiras, às 16h20 (cearense), no estádio Morenão, em Campo Grande, (MS), não será diferente.
A perseguição aos adversários, principalmente Sport, Icasa e Figueirense, é digna de grandes embates e árdua, tanto é que mesmo vencendo quatro partidas seguidas, o Alvinegro não entrou no G-4, mesmo igualando os adversários em pontos, 59.
Por isso vencer é tão importante. Caso consiga, o Alvinegro ainda precisa torcer por um tropeço de Sport ou Icasa para entrar no G-4. Só a partir daí dependerá apenas de si na última rodada no Castelão, contra o já descartado Joinville para obter o acesso.
Mas um empate também não seria o pior dos cenários. O "pontinho" já garante ao Vovô chegar vivo até a última rodada, mesmo com vitórias de Sport e Icasa hoje. Já uma derrota pode eliminar o time do técnico Sérgio Soares, caso Icasa ou Sport vençam.
Contas à parte, se o Ceará encara a partida como o jogo do ano, não se pode dizer o mesmo do Palmeiras. Já campeão da Série B, o Verdão negociou o duelo de hoje para levar ao Mato Grosso do Sul por R$ 400 mil, e receberá a taça da CBF antes do jogo.
Os jogadores palmeirenses se esforçaram ao longo da semana para garantir empenho e atrapalhar os plano de acesso do Vovô.
No lado do Ceará, os atletas preferem não pensar na motivação dos palmeirenses. "Temos de pensar em fazer nosso jogo. Os jogadores do Palmeiras entrarão em campo com seriedade, pela torcida que irá, ninguém quer perder. Se o jogo é de festa para eles, para nós pode significar estar perto do acesso", disse o meia Thiago Humberto, que deve substituir Rogerinho, suspenso pelo terceiro cartão.
Se o meia desfalca o time, o goleiro Fernando Henrique e o volante Ricardinho retornam após cumprirem suspensão.
O técnico Sérgio Soares espera que a equipe mantenha o nível das atuações anteriores e faça uma grande partida. "Temos um padrão de jogo e o manteremos. Diante do campeão, será um jogo tão difícil quanto os outros. Mas se queremos sonhar com o acesso na última rodada, temos de vencer o Palmeiras. O time está pronto para o desafio", finalizou o técnico.
Vladimir Marques
Repórter
Verdão vai por em campo os titulares
Se em campo, não há mais objetivos a serem conquistados pelo Palmeiras nesta Série B, existe uma ética profissional: ninguém quer tirar o pé para facilitar a vida do Ceará e complicar outros concorrentes ao acesso.
Por isso, o Verdão, no jogo da festa do título, jogará com a equipe considerada titular. Entre os principais jogadores, só não viajou quem está machucado.
O goleiro Fernando Prass garantiu foco na partida. "Todos querem jogar. Tem uma torcida louca por um bom resultado que não vê o Palmeiras há anos. Imagine a expectativa deles para a entrega da taça. Essa é a nossa responsabilidade".
Comentários