Polícia descobre fraude de energia em Iguatu

A Policia Civil de Iguatu realizou uma diligência no Sítio Barra no dia de ontem, dia 12/11/13, onde foi encontrada uma ligação clandestina com uso de garras ligadas direto da rede Coelce, sem autorização da mesma, caracterizando furto de energia. Na oportunidade, foram identificados os responsáveis pelo furto, dois agricultores da Barra, conhecidos por “Bil” e seu filho “Cícero”.

Os mesmos confessaram a prática e entregaram a fiação clandestina usada à polícia. Ambos foram conduzidos até a Delegacia de Iguatu, onde responderão por três artigos: Furto de Energia e realização de ameaças. Ocorre que os dois autuados haviam abordado de forma grosseira uma equipe da COELCE no dia anterior, chegando a impedir que os mesmos realizassem o trabalho de rotina que consiste em fiscalizar as unidades de consumo e tomaram os fios clandestinos de suas mãos após a execução da retirada dos mesmos da rede.

Essa prática criminosa de furto de energia tem sido muito combatida pela equipe COELCE local que atua com mais de 25 equipes, nas operações diárias de fiscalização e inspeção de unidades consumidoras por toda região.

A população está mais consciente e, a cada dia, vem denunciado mais freqüentemente este tipo de prática, que além de ser ilegal e impactar no preço da energia, ou seja, os honestos pagam pelo desonestos, ainda coloca em risco a vida dos moradores da área. Ressalte-se que os fios de ligações clandestinas geralmente provocam Curtos-Circuitos que podem provocar quebra de cabos. Estes, ficando energizados no chão ou sobre cercas e partes metálicas, podem vitimar pessoas que não têm nada com o fato (transeuntes, trabalhadores, crianças, etc.).

Nesta operação, a Polícia recolheu aproximadamente 60m de cabo de cobre, além de 400m de cabo de alumínio pré-reunido, que eram usados para servir de garra na ligação clandestina, alimentando motores que ficavam nas margens do Rio Jaguaribe.