Defesa Civil capacita municípios para fazer decreto sobre emergência por seca
O Secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos esteve participando no último dia 5 deste mês, de um encontro com a participação de representantes a Defesa Civil do Estado do Ceará, de representantes do órgão na Região do Cariri e coordenadores da Defesa Civil dos municípios, discutindo sobre a vigência do Decreto de situação de emergência no Estado do Ceará, se encerra nesta quarta-feira 13.
Nesse encontro, os secretários e coordenadores foram capacitados para fazer o decreto de situação de emergência por seca. Os municípios tinha um prazo de 5 a 8 de novembro para trabalhar toda documentação decretando a situação de emergência.
Aqui em Barbalha o Governo Municipal decretou situação de emergência por seca e o município espera agora o reconhecimento por parte do Estado e do Governo Federal sobre sua situação de emergência para que os benefícios cheguem principalmente para os agricultores, criadores, pecuaristas e agropecuaristas, com os recursos emergenciais que são destinados pelo Governo Federal em situações de emergência.
O Comunicado do Secretário José Elismar para os agricultores se deu esta semana. E como Barbalha não podia prorrogar o decreto que foi feito no último mês de maio, tem que ser feito um novo decreto e, no dia 6 de maio foi decretado situação de emergência por seca em Barbalha, pelo Governo Municipal e toda documentação foi encaminhada ao Estado.
Dia 13 de Novembro de 2013, encerra-se a vigência do Decreto Estadual Nº 31.214/2013 de Situação de Emergência por seca no Estado do Ceará.
Samuel Pinheiro
Comentários