Detentas fazem motim em ala feminina de presídio do AM, afirma PM

Policiais militares foram deslocados para controlar situação no Compaj.

Do G1 AM

Nove detentas fizeram um motim em duas celas, no fim da tarde desta terça-feira (12), na ala feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. A situação foi controlada por policiais militares (PMs).

De acordo com o comandante do Batalhão de Choque, major Antônio Brandão, a confusão ocorreu em celas chamadas "de castigo", onde ficam presas que sofrem algum tipo de punição por problemas de comportamento.

Uma das internas, que estava na cela há 15 dias e deveria deixar a área nesta terça, teria agarrado uma agente penitenciária pelo pescoço, segundo a funcionária. Devido ao ato, ela teria sido punida com mais dez dias no local. As presas afirmaram, no entanto, que a agente estava mentindo e iniciaram a confusão para chamar a atenção de autoridades da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), segundo o PM. O comandante do Batalhão de Choque contou ainda ao G1 que a detenta alegou que não agiu com violência, apenas segurou o braço da agente.

Ao todo, 16 homens da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), 22 do Batalhão de Choque e quatro da Cavalaria foram deslocados para controlar o motim.

Em nota, a Sejus confirmou o fato, destacando que a briga foi controlada e as presas não chegaram a fazer rebelião.