Paraná colhe 800 mil toneladas de trigo em dois meses
Dados são Departamento de Economia Rural (Deral-PR).
Do G1 MT
O Paraná colheu cerca de 800 mil toneladas de trigo entre setembro e outubro deste ano. De acordo com o relatório do Departamento de Economia Rural (Deral-PR), divulgado nesta quarta-feira (6), o volume equivale a 47% das 1,7 milhão de toneladas estimadas para a safra 12/13.
Se somado a colheita de outros estados no mesmo período, como a do Rio Grande do Sul, o Brasil teria em estoque de 1,57 milhão de toneladas do cereal disponíveis. O volume é 19,5% abaixo do previsto para o consumo de trigo em dois meses, estimado em 1,95 milhão de toneladas.
Diante deste cenário, o mercado pressionou os preços da saca do cereal para um aumento, o que não é comum para esta época do ano, quando os trabalhos de colheita estão a todo o vapor no estado paranaense. A mudança de quadro só ocorreu na última semana quando o valor da saca de 60 quilos do grão caiu 1% fechando em R$ 48,07/sc.
O Deral calcula que durante este mês toda a plantação restante deverá ser colhida, produzindo algo em torno de 900 mil toneladas. Até nesta semana o estado sulista colheu pelo menos 72% dos 978 mil hectares cultivados nesta safra.
Outra questão apontada pelo relatório do Deral é o índice de acides do cereal. Em 600 mil toneladas do trigo colhido em algumas regiões do estado Paraná, 170 mil toneladas do cereal tiveram PH abaixo de 72, valor limite do ideal considerado para a panificação. Somente nos últimos lotes é que qualidade foi melhor.
Comentários