O comércio informal de olho no capital financeiro que gira nesse dia 2 de Novembro, se instalou em frente ao portão principal do Cemitério Público Municipal Santo Antônio de Barbalha, em um dia especifico do calendário religioso que celebra e presta homenagens aos falecidos.
No Dia de Finados, o comércio informal é aquecido com as vendas de velas, fósforos, flores, água mineral e outros produtos que o povo procura até para se alimentar.
Nas Ruas da Saudade e Padre Erfo Roters, tendas, barracas e até de forma improvisada as margens das calçadas mais próximas a entrada do cemitério, muitas pessoas entre crianças e adultos disputam o dinheiro do público a procura de comprar os produtos mais apropriados para homenagear seus entes queridos.
Conforme os preços praticados pelos próprios vendedores no local, pacotes com 8 velas a partir de R$ 1,50 e buquê de flores a partir de R$ 4,00 esses dois produtos com grande procura por parte de populares na frente do cemitério. No local as informações são de que boa parte do estaque de flores a venda vem da região do Distrito de Arajara.
Paralelamente, os mototaxistas também estão faturando com muitas pessoas usando esse tipo de transporte, tanto para se deslocar de sua comunidade para o cemitério, como também para retornar para casa.
No entorno das ruas próximas ao cemitério, o tráfego de veículos foi muito intenso no período da manhã, a procura de locais para estacionar veículos foi com muita disputa nas ruas paralelas, em razão que parte da Rua padre Erfo Roters foi interditada pelo Demutan para dar segurança a pessoas no entorno do cemitério.
Silva Neto
Comentários