CASA DA INDÚSTRIA
Limoeiro do Norte A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, juntamente com as instituições integrantes do Sistema Fiec inauguram, hoje de manhã, neste município, a instalação do Polo Regional de Inovação do Vale do Jaguaribe e a primeira Casa da Indústria do Interior do Ceará. As ferramentas darão suporte para o crescimento das indústrias da região.
O presidente da Fiec, Roberto Macedo, comandará a solenidade de implantação do Polo, durante café da manhã, a ser realizado às 9h, no auditório do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), do Instituto Centec. No evento, o diretor corporativo do Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), Carlos Matos, apresentará um perfil econômico e industrial da Região e explicará como funciona a estrutura do Polo Regional.
Na ocasião, a Fiec e o Banco do Nordeste assinarão um convênio para facilitar o acesso ao crédito às indústrias da região. Também será feito o lançamento oficial dos seis cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na área de Panificação. Uma carreta-escola do Senai-CE estará no local para iniciar, de imediato, a capacitação. O cadastro ao programa será feito a partir da assinatura de um documento que simboliza o pacto de 13 prefeitos da região pela inovação e desenvolvimento econômico do Vale do Jaguaribe.
Ainda na oportunidade, cinco empresas da região vão assinar a adesão ao Programa Agentes da Inovação e será anunciada a realização da edição especial do Programa Apóstolos da Inovação e do primeiro Seminário de Inovação do Vale do Jaguaribe, com data prevista para o próximo dia 5 de dezembro. Para o presidente da Fiec, Roberto Macedo, o lançamento do Polo Regional de Inovação do Vale do Jaguaribe, por meio da Casa da Indústria, irá valorizar a economia local, com pensamento de um projeto ao longo prazo. "O Sistema Fiec dá o primeiro passo, com uma visão de longo prazo, para o estímulo ao protagonismo do empresariado da região, de forma a tornar mais inovadoras, produtivas e competitivas suas empresas e, em consequência, contribuir efetivamente para o desenvolvimento de um conjunto de 13 municípios", ressalta.
O diretor corporativo do Indi, Carlos Matos, acredita que a implantação ajudará os empresários que estão interessados a assumirem o protagonismo de pensar e sugerir o desenvolvimento econômico da região. "Estamos com o foco no desenvolvimento do Estado como um todo. Queremos que a Indústria gere emprego e trabalho dinamizando o Interior. Assim, dará oportunidades aos jovens que saem do seu Município sem perspectiva", complementa Matos.
A Casa da Indústria e o Polo de Inovação ira beneficiar os municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Jaguaretama, Alto Santo, Ibicuitinga, Jaguaribara, Palhano, São João do Jaguaribe e Itaiçaba, divididos em quatro núcleos de setores industriais, sendo eles: metal-mecânico, alimentício, calçados e confecções e cerâmica e mineração. De acordo com dados do INDI, as industriais no Baixo Jaguaribe teve um crescimento de 46%.
Mais informações
Instalação do Polo Regional de Inovação do Vale do Jaguaribe e inauguração da Casa da Indústria
Hoje, às 9h- Instituto Centec
Limoeiro - (85) 9922.4100
Polo metal-mecânico da região é um dos mais geradores de trabalho e renda. De acordo com dados do Indi, o setor industrial do Vale do Jaguaribe teve um crescimento de 46% nos últimos anos, em unidades registradas FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
ELLEN FREITAS
COLABORADORA
Comentários