Servidores do Detran-CE e AMC bloqueiam Av. Godofredo Maciel

Com manifestação, trânsito no local ficou congestionado.

Servidores concursados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e representantes de agentes da AMC realizam desde 9 horas da manhã desta terça-feira (29), uma manifestação em frente ao Detran-CE da Avenida Godofredo Maciel, no Bairro da Maraponga. Com o protesto, trecho da avenida está fechada por manifestantes gerando congestionamento.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito (Sindetran-CE), Nahum Gomes, a categoria ainda espera uma proposta do Governo do Estado sobre as mudanças no departamento e aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

"No último encontro que tivemos com o pessoal do Detran foi repassada uma proposta para nós que nos deixou tristes, pois eles não estão valorizando o nosso trabalho. Há mais de 10 anos que o Governo do Estado promete um novo plano e nada", afirmou o diretor do Sindetran-CE, Nahum Gomes.

Com a paralisação dos servidores concursados, alguns serviços do órgão de trânsito ficam sem funcionar tais como fiscalização, perícia, exame de prática de direção, vistoria de veículos e legislação. Cerca de 300 funcionários do Detran estão sem trabalhar desde o dia 17 de outubro. Segundo o Sindetran-CE, até  agora, não houve nenhuma negociação por parte do Governo do Estado e afirma que devem permanecer em greve.

Já os agentes da AMC estão parados desde a última sexta-feira (25) na capital. O órgão possui cerca de 400 agentes de trânsito. No entanto apenas 270 estão nas ruas.

Proposta estudada
Em nota, o Detran-CE apresentou, afirmou ter apresentado durante reunião na Seplag, proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Salários  (PCCS) para os servidores do órgão, que não foi aceita pelo Sindicato dos Tralhadores na Área de Trânsito (Sindetran). 

A proposta do Detran teve como referência o PCCS proposto pelo próprio Sindetran no último dia 7 de outubro e segue o acordo firmado com a categoria em 2012. O mesmo  acordo já garantiu, em junho de 2012, a antecipação do ganho financeiro da categoria, o que  na aprovação de projeto de Lei do Governo do Estado pelo qual a maior parte dos servidores teve ganho real de 60% na gratificação de produtividade.

O índice da produtividade passou de 100% do salário base para 160% do salário base. Pela proposta do Detran-CE, todos os servidores passarão a ter uma  nova carreira específica, com novas tabelas, equivalentes ao  respectivo salário base atual.

Do G1 CE

Servidores do Detran-CE e AMC pedem melhoriasno trabalho (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)