Itaú tem lucro recorde no terceiro trimestre de 2013
AÇÕES DISPARAM
São Paulo. Receitas de serviços que disparam, inadimplência em queda forte, despesas com provisão para devedores duvidosos despencando e crédito crescendo. Todos esses ingredientes juntos permitiram ao Itaú Unibanco divulgar, ontem, um novo recorde trimestral. Foram R$ 4 bilhões de lucro líquido entre julho e setembro, crescimento de 18% se comparado ao igual período do ano passado. Tamanho resultado vai proporcionar um retorno sobre o capital investido de 20,9% aos acionistas no trimestre, o melhor rendimento entre os grandes bancos privados.
O efeito na bolsa de valores foi imediato e as ações do banco e da holding Itaúsa registraram as maiores altas do mercado, com valorização de quase 4% em único dia.
Crédito com mais garantia
Da mesma forma que outros grandes bancos privados, o Itaú tem feito sua carteira de crédito crescer com menor velocidade do que anos anteriores e priorizando a qualidade, ou seja, com linhas que exigem maior garantias e por consequência menor inadimplência. A carteira do banco cresceu 9,9% em 12 meses e a inadimplência caiu no mesmo período 1,2 ponto porcentual chegando ao menor nível desde a fusão com o Unibanco.
O diretor de Relações com Investidores, Rogério Calderón, diz que há dois anos o banco anunciou uma nova estratégia para manter seus retornos depois que os juros e spreads caíram - que retraíram as receitas com intermediação financeira do banco. Assim o Itaú passou a ser mais exigente nas garantias, priorizando linhas como o de crédito consignado e imobiliário para pessoas físicas e destinando mais recursos a grandes empresas, que têm menor risco e oferecem mais garantias.
Todo esse cuidado com o crédito fez que a inadimplência com atrasos acima de 90 dias caísse e também caíram as despesas com provisões para devedores duvidosos. Essas despesas caíram 22% em nove meses, aliviaram os resultados e permitiram o aumento do lucro. Uma outra explicação para o desempenho está no forte crescimento das receitas de serviços. Foram quase 30% a mais do que o terceiro trimestre do ano passado.
Comentários