Fim de ano estimula emprego e compras

NATAL E ANO-NOVO

Motivos diversos, como romaria, datas festivas e 13º salário, deixam os lojistas mais otimistas com o período

Juazeiro do Norte. Já é reta final para o ano de 2013, e com isso, toda a população se mobiliza de alguma forma, sempre movimentando a economia para tal. Em Juazeiro do Norte, os últimos dois meses do ano são muito movimentados no comércio, primeiro por causa das festas de fim de ano, e segundo por que a cidade já está repleta de romeiros, que vem para a Romaria da Esperança, ou de Finados, que começa amanhã. Juntos, os dois eventos fazem com que os lojistas da cidade fiquem animados para o período, aumentando os estoques e contratando mais funcionários para atender à demanda de consumidores.

Além dos presentes natalinos, os artigos para decoração lideram a lista dos produtos das donas de casa. Os lojistas já ampliaram os estoques

Lojas de variedades que investem em artigos de decoração natalina podem comemorar o crescimento nas vendas. A dona de casa, Ana Cardoso, diz que sempre gosta de comprar novos itens de decoração para a sua casa. Segundo ela, é importante que a casa inteira entre no clima de fim de ano, com árvore de Natal, guirlandas e muitas luzes.

"Gosto de todo ano inovar em alguma coisa, sempre compro algo diferente pra não ficar igual. A árvore ainda é a mesma, mas os enfeites eu mudo" afirma.

Para Charlene Fonteles, gerente de uma loja de variedades da cidade, a expectativa de aumento nas vendas é de 20% em relação ao outros meses do ano.

Ela explica ainda que, apesar dos brinquedos serem muito procurados, outros tipos de presentes, como itens para a dona-de-casa, também são bastante requisitados. Os produtos para decoração natalina também entram na lista de compras do fim de ano, conforme observa.

Para impulsionar ainda mais as compras, existe também a liberação do 13º salário, que garante mais segurança ao consumidor quando vai gastar, além do que está em seu orçamento.

As compras impulsionadas pelas trocas de presentes no Natal são, de fato, algo que estimula os comerciantes a investir em seus estabelecimentos. O consumidor e vendedor Rafael Leite está animado para as compras. "Com o 13º, a gente fica mais tranquila, podemos comprar o presente do amigo invisível e fazer uma festinha em casa", prevê ele.

Brincadeiras como amigo invisível, o famoso amigo secreto ou o também conhecido como amigo oculto, incentivam os consumidores para as compras nos últimos meses do ano. Segundo a presidente da CDL Jovem de Juazeiro, Ciléia Callou, que também é lojista e trabalha com confecções, "as vendas nesse período chegam a triplicar e é lógico que essas brincadeiras de troca de presentes fomentam o comércio até o final o mês de dezembro".

Além de todo o lucro vindo com as vendas, a presidente Ciléia lembra que é preciso atentar para outros pontos que podem garantir maior tranquilidade em tempos difíceis. Ela afirma que "este é um momento propicio para os lojistas pensarem que tipo de atendimento está sendo ofertado ao cliente. É preciso priorizar a gentileza no atendimento, porque o momento é muito bom para lucrar, mas é necessário refletir sobre isso para conseguir fidelizar o cliente e garantir um fluxo mais estável."

E é pensando na qualidade dos serviços ofertados aos clientes, que os lojistas têm de contratar mais funcionários, ainda que temporários, para conseguir atender a demanda. Em Juazeiro do Norte, a expectativa é que haja um bom aumento na oferta de vagas, segundo a gerente da agência do SINE na cidade, Conceição Araújo. Ela diz que "se comparado ao ano passado, a gente percebe um aumento de 8 a 10% para o informal, e para esse ano há uma expectativa de que se permaneça nesse percentual ou que venha a superá-lo".

Para Conceição Araújo a proximidade da romaria de finados com as festas de fim de ano é algo que contribui positivamente para esse aumento na oferta de vagas de emprego. E não é apenas o comércio que disponibiliza espaço para novos funcionários. A indústria e o setor de serviços vêm surpreendendo ao longo dos anos, sempre ofertando vagas tanto para funcionários temporários quanto efetivos. Ela afirma que as indústrias vêm investindo na preparação para as festividades de final de ano e devem continuar no mesmo ritmo durante o primeiro semestre de 2014.

O empresário Elenilton Nogueira, proprietário de uma pousada no centro da cidade afirma que o Natal é um bom período para Juazeiro. Ele recebe em média 200 a 250 romeiros em sua pousada, com hospedagem entre 2 a 4 diárias.

A maioria dos peregrinos passa por aqui logo depois de passar por Canindé para visitar os pontos turísticos da cidade e aproveitar o natal, divulga Nogueira, acrescentando que no réveillon a cidade não recebe um número tão significativo como esse de romeiros.

Estímulo

Para o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, "em tempos difíceis, onde passamos por crises e greves, as compras, no período natalino, são o estímulo que os comerciantes precisam para voltarem a investir em seus negócios e poder começar o ano de 2014 super animados". Ele avalia ainda que, sobre as ofertas de empregos neste período de festas, "acredito ser como um ciclo.

As pessoas que conseguem um emprego nessa época vão participar de trocas de presentes e comprar esses presentes no comércio, aumentando o fluxo dentro das lojas, que consequentemente vão precisar de mais pessoal trabalhando. Os lojistas têm de pensar dessa forma também", finaliza.