Telhado branco diminui temperatura interna de imóvel em até 30% no Piauí
Apresentação aconteceu durante I Oficina de Construções Sustentáveis.
Uma nova técnica de redução das ilhas de calor e economia de energia foi apresentada nesta sexta-feira (25) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O projeto piloto que consta na pintura de branco do telhado de residências e edifícios mostra que a temperatura interior nestes ambientes diminuem em até 30% com a sua implantação.
A apresentação da técnica aconteceu durante a conclusão da I Oficina de Construções Sustentáveis e realizou a pintura de branco do telhado da primeira casa ecológica do Piauí. O secretário executivo da Semam, Dionísio Neto, explicou junto com a diminuição da temperatura há, também, uma redução do uso de energia, de ar condicionado e da emissão de gases poluentes. A ação permite a compensação de 10 e 5 toneladas de CO2 a cada 100 m².
"Essa ação é apenas um projeto piloto que ajudará a diminuir os gastos com ar-condicionado, ventilador, geladeira e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa, pretendemos levar a ideia para as escolas e outros prédios públicos, o que, em última análise, também ajudaria a controlar os efeitos nocivos do aquecimento global", destacou Dionísio.
A Semam utilizou uma tinta específica para telhado, e uma máquina de pintura americana especifica para pintura de telhados. A iniciativa contou com a doação da empresa Telhas Mafrense para atividade. A atividade desenvolvida na primeira casa ecológica do Piauí foi baseada no estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, que revela que enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar.
O tema \'telhados brancos\' também foi assunto na Rio+20. Durante o evento, especialistas afirmaram que a solução – simples e caseira – caso torne-se um hábito comum, em 20 anos pode evitar a emissão de 24 trilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Do G1 PI
Comentários