Ministério tem 30 feridos depois de curto-circuito
Curto-circuito atingiu prédio das pastas das Comunicações e Transportes.
Ao menos 30 pessoas foram atendidas; 16 foram para hospital, diz Samu.
Um curto-circuito em um transformador da CEB que passa por reformas provocou por volta das 17h desta quinta-feira (24) o esvaziamento do prédio onde funcionam os ministérios das Comunicações e dos Transportes em Brasília. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos 30 pessoas foram atendidas, sendo que 16 foram encaminhadas ao hospital.
O subsecretário de Administração do Ministério das Comunicações, Ulysses Mello, disse que o curto-circuito provocou uma explosão. Segundo a CEB, nao houve explosão. A companhia disse que técnicos da empresa foram enviados ao local do acidente por volta das 17h50. A estação está passando por reformas "civis e de pintura". Funcionários da empresa trabalharam no local na manhã desta quinta.
O subsecretário disse que um funcionário da empresa de energia estava no local no momento do curto-circuito, mas a CEB nega. Mello disse que a área onde houve o problema é restrita aos funcionários da empresa.
Fumaça
O curto-circuito provocou o corte de energia e fumaça em andares do prédio. Funcionários que trabalham no local deixaram o edifício, muitos deles correndo. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, estava no prédio no momento em que o prédio foi esvaziado, mas ele não ficou ferido.
Segundo o Samu, a maior parte das pessoas que foram levadas para o hospital respirou fumaça; uma delas teve uma torção no pé e foi levada para o Hospital de Base de Brasília (HBB). Na maior parte dos casos os pacientes foram levados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
A corporação não informou o estado das pessoas atendidas. O Samu informou que muitas pessoas deixam o local com dificuldade de respiração.
Pelo menos três viaturas do Samu, três caminhões do Corpo de Bombeiros, um deles com escada, e vários carros da Polícia Militar estavam no local às 17h50.
Por volta das 18h40, o tenente-coronel Mauro Sérgio Oliveira Francisco, do Corpo de Bombeiros, informou que não havia mais sinais de fumaça na estação.
O Samu afirmou que 6 das 16 pessoas levadas ao hospital haviam deixado o centro clínico por volta das 19h.
Problema antigo
Em fevereiro deste ano, um princípio de incêndio atingiu o mesmo edifício. Fumaça preta podia ser vista saindo do quarto e quinto andares do prédio, que foi esvaziado. O fogo teve início após uma explosão na subestação da CEB responsável pelo abastecimento de energia dos dois ministérios, que dividem o mesmo prédio na Esplanada. Um transformador ficou danificado.
Funcionários do prédio do Ministério das Comunicações deixam edifício após curto-circuito em transformador da CEB (Foto: Fábio Amato/G1)
Paciente é atendida por bombeiro (Foto: Fábio Amato/G1)
Funcionários do prédio do Ministério das Comunicações deixam edifício após passar mal (Foto: Fábio Amato/G1)
Do G1 DF
Comentários