Pato marca e Timão abafa crise com vitória em cima do Criciúma

Gol de Alexandre Pato garante vitória alvinegra por 1 a 0 e afasta Timão da zona do rebaixamento do Brasileirão. Tigre, por sua vez, segue entre os últimos colocados

Partida no Estádio Novelli Júnior, Alexandre Pato no ataque, Edenilson deslocado no meio de campo, estreia de Walter ne meta e Renato Augusto de volta ao time. Com um cenário repleto de novidades em Itu, o Corinthians pôs fim ao jejum de quatro jogos sem marcar um único gol e venceu o Criciúma, por 1 a 0, em duelo válido pela 30ª rodada do Brasileirão.

Com o triunfo pelo placar mínimo, o Timão chegou a 40 pontos, abafou a crise interna instalada dentro do Parque São Jorge e se distanciou um pouco da zona de rebaixamento. O Tigre, por sua vez, fecha o fim de semana sem motivos para comemorar. Pelo contrário. Com apenas 32 pontos, a equipe catarinense segue entre os últimos colocados.

FINALIZAÇÕES EM VÃO

Após sofrer com a ausência de um atacante de referência nos últimos jogos, o Corinthians pôde, enfim, contar com a presença de Pato. Mas o camisa 7 não fez exatamente o papel de centroavante. Deslocado na ponta esquerda, ele se infiltrou pouco dentro da área e, com isso, não levou perigo ao goleiro Galatto. Romarinho, na ponta direita, seguiu o mesmo exemplo.

Mas o fato de Pato ter se "escondido" não diminuiu a pressão corintiana em cima do Criciúma. Gallatto teve bastante trabalho nos primeiros 15 minutos com as finalizações de Romarinho, Douglas e Edenilson. Várias foram as tentivas. Todas em vão.

As ameaças ofensivas do Timão só deram trégua aos 22 minutos. Ao repor rapidamente uma bola com a mão, Cássio sentiu uma fisgada na coxa direita e caiu no gramado. Sem condições de seguir em campo, ele deu lugar ao reserva Walter, que fez sua estreia com a camisa alvinegra.

Alteração relizada na meta, o Corinthians seguiu sem encontrar o caminho do gol. As finalizações, desta vez, passavam longe do gol. Sufocado atrás, o Criciúma não encontrou forças em busca do primeiro tento no duelo. E com este cenário sem graça o árbitro Anderson Daronco apitou o fim do primeiro tempo.

CADA UM NO SEU QUADRADO

Em busca do tão sonhado gol, o Corinthians voltou para a etapa final com Renato Augusto no lugar de Alessandro. O camisa 8, que não atuava desde 18 de agosto, deu nova cara ao time e dividiu a responsabilidade da criação com Douglas. Com a mudança tática, Edenilson voltou a jogar na lateral.

Deslocado na ponta e responsável pelas cobranças de escanteio no primeiro tempo, Pato iniciou a etapa final atuando mais na frente. Melhor do que isso, o atacante deixou de cobrar os escanteios. Douglas assumiu a função e mudou a cara da partida. Aos 14 minutos, o camisa 10 cruzou na área e Pato, de cabeça, abriu o placar no Novelli Júnior.

Com o time mais solto, o Corinthians deu mais trabalho aos zagueiros Matheus Ferraz e Fábio Ferreira. Guilherme, sumido no começo do jogo, apareceu e ajudou a ditar o ritmo do embate. Já pelo lado catarinense, erros de passes e muita abofação na hora das finalizações. Mas o cenário acabou invertido nos últimos minutos.

A vitória parcial trouxe paz ao Corinthians. Uma paz perigosa. Atrás do placar, o Tigre se jogou ao ataque em busca do gol de empate. E oportunidades não faltaram para o time igualar a partida. Lins e André Gava fizeram o setor defensivo corintiana trabalhar bastante até o apito final. Seguro, Walter evitou qualquer tipo de reação adversária e garantiu o triunfo alvinegro.

PRÓXIMOS JOGOS

O Corinthians volta a entrar em campo já nesta quarta-feira no confronto com o Grêmio, na Arena do Grêmio, pela Copa do Brasil. O Criciúma, por sua vez, joga outra vez somente no sábado, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Brasileirão.

Gol de Pato garantiu a vitória do Timão em Itu (Foto: Miguel Schincariol/ LANCE!Press)

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 0 CRICIÚMA

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data/Hora: 19/10/13, às 21h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Paulo César Silva Faria (MT)
Público e Renda: -
Cartões Amarelos: Fábio Ferreira, Henik (CRI); Romarinho (COR)
Cartão Vermelho: -

GOL: Pato, aos 14\'/2ºT

CORINTHIANS: Cássio (Walter - 22\'/1ºT); Alessandro (Renato Augusto - Intervalo), Gil, Paulo André e Fábio Santos (Igor - 32\'/2ºT); Ralf e Guilherme; Edenilson, Douglas e Romarinho; Pato. Técnico: Tite

CRICIÚMA: Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, João Vitor, Ricardinho (Elton - 27\'/2ºT) e Ivo (André Gava - 17\'/2ºT); Lins e Marcel (Douglas - 33\'/2ºT). Técnico: Argel Fucks

LANCEPRESS! - Itu (SP)