CONDIÇÕES: Associação discute a saúde dos magistrados
Com o tema "Magistrado: Vida, Profissão e Saúde - Repercussão nas Decisões Judiciais", a Associação Cearense de Magistrados (ACM) deu início, na noite de ontem, ao IV Encontro da Magistratura Cearense (EMC 2013). O objetivo é alertar sobre o estado crescente de estresse e doenças ocupacionais nos profissionais da categoria, debater suas causas e apontar soluções, para assim, garantir a eles condições de exercerem seu papel de julgadores. A abertura do Encontro aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
A realidade dos magistrados, marcado por excessiva carga de processos, assim como o tempo insuficiente para julga-los e a deficiência de condições estruturais está em foco no evento, que continua durante o dia de hoje. Para o presidente da ACM, o juiz Ricardo de Araújo Barreto, o tema da edição, que foca na saúde do profissional, mostra um avanço em termos de pensamento no judiciário, por pensar nas pessoas e não apenas na legislação.
"Neste ano, resolvemos deixar as discussões jurídicas de lado e tratar das pessoas que proferem essas decisões. Percebemos ao longo dos anos que os magistrados têm manifestado vários tipos de doenças físicas e emocionais, decorrentes do estresse vivenciado todos os dias, por uma carga processual desumana, uma série de metas a serem cumpridas e pela impossibilidade de entregar uma prestação jurídica que ele sabe que é correta", ressalta o juiz.
Desgaste
Segundo o psiquiatra e renomado escritor Augusto Cury, convidado da noite, a sobrecarga de trabalho dos magistrados tem levado a um desgaste cerebral, fazendo com que muitos desenvolvam a síndrome do pensamento acelerado devido ao excesso de formação e trabalho. "Dores de cabeça, dores musculares, taquicardia, nó na garganta e outros sintomas psicossomáticos representam um grito de alerta de bilhões de células para que esses notáveis profissionais mudem o seu estilo de vida", explicou.
Com a palestra "O Código da Inteligência - A excelência emocional e profissional", o psiquiatra tratou da importância de proteger emoções e gerenciar pensamentos. O Encontro continua hoje, de 8h30 às 17 h, com as presenças da psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa, a psicóloga Marilda Novaes Lipp, o juiz Mantovanni Cavalcanti, o desembargador Cláudio Baldino Maciel, e o jornalista Caco Barcelos.
O psiquiatra e escritor Augusto Cury ministrou a palestra ´O Código da Inteligência - A excelência emocional e profissional´ na abertura do evento FOTO: Tuno vieira
Comentários