Servidores concursados do Detran paralisam atividades no Ceará

Exceto sede no Bairro Mararaponga, demais unidades estão funcionando.

Servidores concursados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) começaram greve na manhã desta quarta-feira (17). A paralisação atingiu alguns setores da unidade do Bairro Maraponga, em Fortaleza. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito (Sindetran-CE), a proposta oferecida pelo superintendente do Detran, Igor Ponte, não agradou à categoria, que exige restruturação do departamento e aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

"A reunião da última quarta-feira não agradou a nossa categoria. O plano que há atualmente não valoriza o nosso trabalho, o que é um absurdo, já que em 2001, o Governo do Estado prometeu esse novo plano e nos deu um prazo de 90 dias para ser cumprido e até agora nada", disse o diretor do Sindetra-CE, Nahum Gomes.

Ainda conforme Gomes, a paralisação interrompe serviços como fiscalização, perícia, exame de prática de direção, vistoria de veículos e legislação. O Sindetran-CE informou que a paralisação respeitou o prazo de 72 horas decorridas após o comunicado ao órgão.

O Detran-CE informou que o serviço mais afetado na paralisação está sendo o de vistoria de veículos. Em todas as sedes do órgão não estão acontecendo o serviço. Somente na sede do Detran-CE na Avenida Godofredo Marciel, no Bairro Maraponga são realizados 420 vistórias por dia. Detran-CE disse que outros serviços em outras sedes (Ouro Verde, Aldeota e São Gerardo) como realização de provas ocorrem normalmente.

Proposta estudada
Em nota, o Detran-CE apresentou,  durante reunião  na Seplag, proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Salários - PCCS - para os servidores do Órgão, que será analisada e deliberada pela  categoria em até cinco dias úteis, conforme compromisso da Presidente  do Sindicato dos Tralhadores na Área de Trânsito - Sindetran, Eliene  Uchôa. O encontro teve ainda a participação de representante da  Procuradoria Geral do Estado (PGE) - e servidores do Órgão.

A proposta do Detran, que ainda será examinada pela Seplag e PGE, teve  como referência o PCCS proposto pelo próprio Sindetran no último dia 7  de outubro e segue o acordo firmado com a categoria em 2012. O mesmo  acordo já garantiu, em junho de 2012, a antecipação do ganho  financeiro da categoria, o que culminou na aprovação de projeto de Lei 
do Governo do Estado pelo qual a maior parte dos servidores teve ganho real de 60% na 
gratificação de produtividade. O índice da produtividade passou de  100% do salário base para 160% do salário base.

Pela proposta do Detran-CE, todos os servidores passarão a ter uma  nova carreira específica, com novas tabelas, equivalentes ao  respectivo salário base atual. Segundo o Superintendente do Dentran-CE,  Igor Ponte, que apresentou a proposta, os estudos foram projetados com  base no que estabelece a legislação vigente e nas demandas da categoria,   respeitando o acordo de 2012 que garante a não incidência de impacto  financeiro no PCCS decorrente da antecipação dada em junho do mesmo ano.

Atendimento no Detran da Avenida Santos Dumont funcionou normalmente nesta manhã (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Do G1 CE