Greve dos bancários é encerrada parcialmente no Ceará

Enquanto trabalhadores de bancos privados aceitam proposta da Fenaban, bancários de instituições públicas mantêm paralisação

Após 23 dias de paralisação, uma assembleia do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb/CE) aprovou, na noite desta sexta (11), o retorno ao trabalho para os funcionários de bancos privados. A greve continua no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Segundo o diretor jurídico do Seeb, Gustavo Tabatinga, os bancários de instituições públicasr ejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Tabatinga informou que a categoria realiza uma nova assembleia na próxima segunda-feira (14), para decidir os rumos da greve.

Federação propõe aumento de 8% sobre o reajuste salarial

Em acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro(Contraf), a Fenaban propôs reajuste de 8% nos salários, além de 8,5% sobre o piso dos bancários de bancos privados. Segundo a Fenaban, os salários já sofrerão reajuste a partir de novembro.

A proposta contempla ainda um Vale Cultura de R$ 50 para quem recebe até 5 salários mínimos e abono de um dia de trabalho por ano. Quanto ao recebimento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fica estabelecido que a primeira parcela será disponibilizada 10 dias após a assinatura Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e a segunda até o dia 3 de março de 2014.

Categoria organiza assembleia para a próxima segunda-feira (14), em que serão discutidos os rumos da greve FOTO: Kiko Silva/Arquivo

Redação Web