PREVENÇÃO AO CÂNCER
A programação inclui atendimento às mulheres em unidades básicas de saúde e ainda em praças públicas
Iguatu. Laços gigantes cor de rosa instalados em fachadas de prédios públicos, nos hospitais, em praças e nas rodovias que dão acesso a esta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, indicam que a comunidade local está mobilizada na campanha ´Iguatu Outubro Rosa´ de prevenção e alerta contra o câncer de mama.
Outras cidades da região Centro-Sul também estão com programação, que inclui atividades de atendimento às mulheres em unidades básicas de saúde, nas praças, além palestras em escolas, e caminhadas por ruas do centro urbano do município.
À noite, as cores rosa iluminam prédios e praças. Nesta cidade, diversas instituições públicas, privadas e empresas estão participando do evento, que tem caráter internacional e é realizado em vários municípios do Brasil. No Ceará, não há uma estatística de quantas cidades aderiram à mobilização.
"Houve uma adesão da maioria dos municípios à campanha. Cada cidade tem uma programação própria", explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Iguatu, Maria Barbosa de Lima.
As secretarias de Saúde e de Ação Social em Iguatu estão com ações desde o início deste mês. A campanha ocorre na zona urbana e na zona rural. O objetivo é despertar nas mulheres a necessidade de prevenção do câncer de mama.
"A nossa luta desde o ano passado é para obter um mamógrafo. Vamos encaminhar um projeto solicitando o equipamento para a coordenadoria estadual do Outubro Rosa, em Fortaleza", destaca Lima.
Ela frisa ainda que neste ano as ações do Outubro Rosa foram intensificadas no município. "A programação ficou mais ampla e estamos conseguindo atingir um público maior em escolas, repartições públicas e empresas particulares. Percebemos que os jovens, estudantes, mostraram muito interesse em participar com perguntas e apresentar dúvidas em reuniões e palestras".
A diretora da Associação das Mulheres de Iguatu (AMI), Francisca Saraiva, destaca que o município de Iguatu precisa assegurar maior rapidez e maior quantidade de exames desde uma simples prevenção até uma mamografia e ultrassonografia.
"Há pessoas que esperam por mais de seis meses para fazer um exame ou mesmo o resultado. Essa demora precisa ser corrigida", avalia Saraiva.
A cobrança por ampliação da assistência à mulher, com mais exames e consultas nas unidades de saúde é uma reivindicação da AMI. Barbosa ressalta que em 2014, o município quer ampliar em 20% o número de mamografias.
Desde o ano passado que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou uma lei que instituiu no calendário oficial do município o ´Iguatu Rosa´.
"Foi uma forma de oficializar a mobilização anual e mostrar às autoridades a importância das medidas preventivas que devem integrar os serviços de assistência na rede pública de saúde, no mês de outubro", conta a secretária de Assistência Social, Gerlânia Chaves Bezerra.
O secretário de Saúde do município, Joab Soares, explica que Iguatu é referência na região Centro-Sul para a realização de exames de mamografia.
"Nós temos um mamógrafo no Hospital Regional e ainda mais dois na rede privada à disposição da comunidade. Por ano, realizamos cerca de 500 exames", revela o Secretário.
Já na cidade de Acopiara, as ações ocorrem na terceira semana deste mês, com palestras nas escolas, nas unidades básicas de saúde e ainda serviços à comunidade, em praça pública.
"Vamos ter um Dia D de mobilização na zona urbana e na área rural. Durante a semana, teremos palestras nas escolas e nos postos de saúde", destaca a secretária de Saúde, Rane Félix.
Em Icó, no período de 21 a 24 deste mês, a secretaria de Saúde da cidade promove ações de prevenção e de educação em saúde voltadas para a programação do Outubro Rosa.
A novidade é que todas as unidades básicas de saúde ficarão abertas no período da noite para atendimento às mulheres.
"Vamos fazer exames de prevenção e palestras sobre a doença. Os médicos estarão atendendo, solicitando mamografia e outros procedimentos", ressalta a coordenadora de Atenção Básica de Saúde de Icó, Rosina Monteiro Costa.
Exame
O autoexame é o primeiro passo para detectar surgimento de caroço ou de secreção pelo mamilo. "Por isso, todas as mulheres devem ser orientadas a fazer esse exame em casa. Depois, a mamografia é o exame complementar e necessário a partir dos 40 anos e em especial para as pessoas que têm histórico familiar de câncer de mama", frisa o secretário de Saúde Joab Soares.
Mais informações:
Cons. dos Direitos das Mulheres de Iguatu, telefone: (88) 3510. 1650
Telefones das Secretaria de Saúde:
Acopiara: (88) 3565. 1755
Icó: (88) 3561. 1474
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
FIQUE POR DENTRO
Movimento é comemorado no mundo todo
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, com ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha está hoje vários países, incluindo o Brasil, realizando o evento. A legislação garante mamografia gratuita pelo SUS a mulheres a partir dos 40 anos. O câncer de mama atinge principalmente mulheres de 50 a 69 anos. A cada ano morrem no Brasil cerca de 11 mil mulheres com a doença. Todas, a partir da menstruação, devem fazer exame clínico anual de prevenção.
Além de Iguatu, os municípios de Acopiara e Icó se mobilizaram de várias formas, inclusive em caminhadas, para disseminar durante todo este mês a iniciativa que visa alertar e prevenir contra o câncer de mama FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Comentários