´Educação Financeira´ deu lições ao cidadão

GESTÃO DE RECURSOS

Aprender a tomar decisões apropriadas na gestão das próprias finanças. Foi com essa lição que encerrou-se, na noite de ontem, o projeto Educação Financeira, trazendo aos interessados no assunto uma palestra ministrada pelo professor José Maria Porto Sobrinho, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Projeto que uniu a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Diário do Nordeste e a TV Diário foi encerrado ontem com a presença de alunos e pessoas interessadas em conhecer mais sobre organização as finanças Foto: Kiko Silva

O projeto constou de quatro fascículos que circularam no Diário do Nordeste, programetes veiculados pela TV Diário e palestras sobre finanças na Unifor.

As publicações trouxeram entrevistas com especialistas e personagens, além de matérias sobre quitação de dívidas, orçamento, cartão de crédito, investimentos e poupança, previdência privada, moeda estrangeira e consórcios, dentre vários outros assuntos. Um dos pontos mais destacados pelo palestrante durante o evento de encerramento foi o gasto consciente.

"A pessoa que é gastadora compulsiva transmite isso até para os seus negócios. Pessoas que não cuidam da própria vida financeira, dificilmente vão progredir na hora de administrar a empresa", comenta.

Pensar no futuro

O professor enfatizou ainda a importância de pensar economicamente não só no hoje, mas investir no amanhã.

"Precisamos nos preocupar com a aposentadoria, principalmente os autônomos. Estamos num século em que o aumento da expectativa de vida está maior. Isso significa que você vai ter mais gastos e todo mundo sabe que o valor da aposentadoria pelo INSS é muito pequeno, impedindo que o padrão de vida não seja mantido. É preciso ter um planejamento financeiro hoje para uma velhice tranquila amanhã", orienta.

A segunda parte da palestra falou sobre as possibilidades de aplicação dos excedentes financeiros. Entre os diversos tipos de investimentos, o professor mostrou desde os instrumentos mais tradicionais, como poupança, até os mais novos, como tesouro direto e fundos de investimento imobiliário.

O projeto

No Diário do Nordeste, os cadernos Educação Financeira circularam sempre às sextas-feiras, nas edições dos dias 6, 13, 20 e 27 do mês de setembro.

O primeiro e o segundo exemplares do projeto tiveram como tema orçamento e administração de dívidas, enquanto o terceiro e o quarto trataram sobre investimentos, também divididos em duas partes. Já os programetes foram ao ar na TV Diário, nos dias 19 e 26 do mesmo mês.