512 Alunos da Rede Municipal de Ensino Concluem Curso do PROERD

Na tarde desta terça-feira (8), no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira, aproximadamente 512 alunos da rede municipal de ensino foram diplomados em mais uma etapa do Curso do PROERD (Programa de Educacional de Resistências as Drogas e a Violência), deste ano de 2013.

A solenidade da entrega dos certificados dos alunos, contou com as presenças da Secretária de Educação, Isabel Cristina Bastos Cruz, do Coordenador Municipal do PROERD João Nascimento; dos Policiais do Estado do Ceará através do Comando do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (Ronda do Quarteirão); gestores das escolas, coordenadores, alunos e pais.

Os trabalhos foram coordenados pela coordenação do PROERD no município e pelos policiais: Cb Demontier, Cb Lopes, os Sds Brito, Lacerda e Duarte e técnicos da Secretaria de Educação. Descontraídos, os alunos tiveram momentos de alegria, disciplina e participaram ativamente da solenidade. 

No início o Hino Nacional foi cantado por todos oficializando, assim, o momento cívico e de cidadania pelos próprios alunos. A secretária de Educação enalteceu a organização do evento e disse da importância do Programa ser desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino. Hoje o programa do PROERD em Barbalha é Lei Municipal. 

Ainda na solenidade, os alunos das escolas Raul Coelho, Emerson Martins dos Santos; Maria das Dores, Ana Joyce da Silva Tavares; Alfredo Correia, Yara Rayana de Sousa;  Joaquim Duarte, Taylany Fernanda Silva; do Raimundo Sebastião Sampaio, Alessandra Beatriz Santos Silva e a aluna da Escola Bom Jesus, Maísa Barreto dos Santos, leram suas redações sobre o PROERD em suas respectivas escolas. Os mesmo foram premiados.

Em seguida os concludentes fizeram o juramento e houve a entrega simbólica a alguns alunos. Os demais diplomas estão sendo entregues aos alunos nas suas respectivas escolas: Sebastião Santiago da Paz; Cesar Cals; Joaquim Duarte; Raul Coelho; Alfredo Correia; Bom Jesus; Maria Alacoque Bezerra; Maria das Dores; Maria Valquíria Teles e Raimundo Sebastião Sampaio.

O Cabo PM Demontier disse que este trabalho vem sendo desenvolvido nas escolas, graças ao bom desempenho do projeto, policiais que são instrutores e aqui em Barbalha, pode-se dizer que o programa está sendo desenvolvido de uma forma vem valorosa e participativa, por parte de gestores escolares, secretaria de Educação alunos e os próprios pais que estão acompanhando, isso nos deixa satisfeito, disse Demontier. 

O coordenador do PROERD no município, o professor João Nascimento disse que o momento é importante para Barbalha. “Enquanto o mundo vive momentos de violências através das drogas, nós aqui estamos empenhados em fazer com que essas crianças tenham um futuro de paz e que possam trilhar o caminho do bem”, disse João Nascimento.

A gestora da Escola Bom Jesus, Adriana Luna Lima disse: “Eu acho que o momento é de extrema importância para os alunos e para nós como educadores. O PROERD vem para ensinar as crianças a se prevenir contra as drogas e a violência em geral,  e por isso que este momento é importante não só para alunos, mas, para os pais e nós educadores, está de parabéns a Secretaria de Educação e os policiais pelo desenvolvimento do programa em Barbalha”, concluiu.   

Crédito das fotos: SAMUEL PINHEIRO