Acidentes na região deixam mais de 20 pessoas hospitalizadas

Muitos quilômetros rodados por ambulâncias e carros particulares entre municípios da Região do Cariri e os hospitais de Barbalha, pessoas com hematomas e escoriações pelo corpo vítimas da violência, principalmente, no trânsito, e outras conseqüência que resultaram em internamentos e cuidados médicos das equipes de plantões na emergência, UTI e leitos dos dois hospitais da Terra dos Verdes Canaviais.

Os registros feitos das 18 horas de sexta-feira dia 04 para as 06 horas da manhã desta segunda-feira dia 7, nas salas de emergências dos hospitais de Barbalha, Santo Antônio e São Vicente de Paulo, confirmam que o final de semana foi bastante movimentado na emergência dos dois hospitais no fim de semana.

Para se ter um raio-x mais compacto da situação, somente os casos mais graves encaminhados para o Hospital Maternidade Santo Antônio que tem atendimento para os casos de traumatismo de crânio, foram vinte e duas pessoas que deram entrada naquele hospital, a maioria por acidente com motos, depois em escala decrescente vem: acidentes com carros, queda de altura, atropelamentos em vias públicas, espancamento e agressões físicas que deixam as vítimas em situações complicadas.

Nos leitos de UTI e de unidades de saúde as vítimas com pancadas na cabeça e muitas escoriações pelo corpo ficam em fase de recuperação sob cuidados das equipes médicas de plantão. Os pacientes em situações críticas vítimas de acidentes com moto chegam a ocupar quase todos os leitos de UTI, e que alguns levam meses para ter total reabilitação.

Mas os traumas desses acidentes não são apenas do paciente, atinge também a família que sofre no acompanhamento do acidentado, são noite de intranqüilidade, são dias de angustias, são indagações sobre o quadro de saúde que só tempo terá resposta se o acidentado ficará ou não som seqüelas, e como a grande maioria sem condições financeiras recebe atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também fica uma grande lesão financeira no bolso da nação brasileira para cobrir as despesas dos serviços prestados pelos hospitais e equipes médicas.

Silva Neto