Para Aécio, filiação de Marina ao PSB é reação ‘às ações autoritárias do PT’

Ex-senadora acertou filiação ao PSB e pode ser vice de Eduardo Campos.

O presidente do PSDB, o senador Aécio Neves, afirmou, neste sábado (5), por meio de nota, que a filiação da ex-senadora Marina Silva ao PSB é uma “resposta às ações autoritárias do PT”. Marina Silva acertou filiação ao PSB nesta tarde para disputar a eleição de 2014ao lado do presidente da sigla, governador Eduardo Campos (PE).

De acordo com Aécio Neves, possível candidato à Presidência no próximo ano, a presença de Marina nas eleições se torna necessária “para colocar fim” ao ciclo de governo do Partido dos Trabalhadores.

“É também uma reposta às ações autoritárias do PT, especialmente aos membros do partido que chegaram a comemorar antecipadamente a exclusão da ex-senadora do quadro eleitoral do próximo ano, com a impossibilidade de criação da Rede”, afirmou o senador.

Aécio Neves, que viajou para Nova York nesta sexta-feira (4), disse ainda que a filiação de Marina Silva é uma “importante conquista do Brasil democrático”. “O PSDB acredita  que a presença de Marina Silva fortalece o campo político das oposições e contribui para o debate de ideias e propostas”.

Já o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e vários parlamentares do PT afirmaram neste sábado que a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva para a disputa eleitoral no ano que vem tende a enfraquecer a candidatuta de Aécio Neves para a Presdiência. Para eles, a presidente Dilma Rousseff não será afetada e pode até sair fortalecida com menos candidatos adversários no pleito.

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar na última semana o registro do partido que ela fundou, o Rede Sustentabilidade, por falta de comprovação do número de assinaturas de apoio previsto em lei, Marina havia sido convidada por outras legendas, como PPS e PEN. Este sábado era o último dia para que a ex-senadora se filiasse a algum partido – pela legislação eleitoral, quem quer concorrer nas eleições deve estar filiado ao partido um ano antes da eleição.

Aécio Neves (PSDB-MG) na tribuna do Senado (Foto: Lia de Paula/Ag. Senado)

Do G1 MG