Tempestade afeta mais de 255 mil pessoas em Curitiba, diz Defesa Civil
64 mil moradores ficaram sem energia na capital e Região Metropolitana.
A chuva que atingiu Curitiba entre a tarde e noite de quinta-feira (3) afetou 256 mil pessoas, conforme um levantamento divulgado pela Defesa Civil Municipal por volta das 9h desta sexta-feira (4). Ao todo, 64 mil residências foram atingidas. Até o início da manhã não havia informações sobre famílias desabrigadas. Ainda conforme a Defesa Civil, a maior parte das ocorrências foi em virtude dos destelhamentos, queda de energia e de árvores. Além dos transtornos no trânsito com os semáforos apagados.
O telespectador da RPCTV Luciano Coelho Alves registrou, em vídeo, a hora em que a tempestade chegou a capital paranaense.
Às 9h30, a Defesa Civil Estadual informou que a chuva também atingiu os municípios de Francisco Alves, Paiçandu, São José dos Pinhais, Maringá, Marmeleiro e Nova Esperança do Oeste. Até este horário, as equipes não tinham um balanço parcial de pessoas afetadas nestas cidades.
A chuva na capital veio acompanhada de granizo e vendaval. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, choveu 16,4 milímetros em aproximadamente 30 minutos – o que é considerado bastante para o intervalo de tempo. Os ventos fortes passaram de 60 km/h.
Um dos locais mais atingidos foi a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no Centro Cívico. Uma janela chegou a despencar. O jardim em frente ao prédio acumulou galhos das árvores. Os funcionários foram dispensados do expediente para que fosse possível fazer a limpeza do local.
No bairro Santa Felicidade, o vento forte arrastou duas piscinas que estavam amarradas em uma loja para o telhado de um sobrado. Ninguém ficou ferido.
O temporal também provocou danos e transtornos em dez escolas da rede municipal e em creches. A rodoferroviária foi atingida e parte do telhado caiu. Quatro carros foram atingidos e três pessoas ficaram levemente feridas.
Além disso, o setor de alvarás da Secretaria Municipal da Fazenda, que fica no saguão do prédio central da prefeitura não funcionará nesta sexta-feira. Além dos equipamentos, documentos também foram danificados e espalhados por causa dos ventos fortes.
64 mil moradores ficaram sem energia elétrica
A tempestade deixou pelo menos 64 mil moradores sem energia elétrica em Curitiba e Região Metropolitana. Até as 8h40 desta sexta-feira, 4,5 mil residências permaneciam sem o fornecimento em Curitiba, São Jose dos Pinhais e Quitandinha. Os bairros mais atingidos na capital foram Mercês, Vista Alegre, Centro, Centro Cívico e Santa Felicidade. Conforme a Copel, o fornecimento deve ser normalizado até as 12h.
Previsão
Nesta sexta-feira as áreas de instabilidade perdem força e as chuvas se afastam do Paraná, segundo o Sistema Tecnológico Simepar. Apenas as regiões mais ao norte e leste ainda ficam com muitas nuvens e chuvas ao longo do dia. Em Curitiba, a máxima será de 20ºC. O fim de semana será de sol em grande parte do estado.
Uma árvore araucária caiu sobre uma árvore no bairro Vista Alegre, em Curitiba (Foto: Tony Mattoso/RPCTV)
Internauta flagrou descargas elétricas em Londrina (Foto: Wagner Watanabe / VC no G1)
Árvore interrompe o trânsito na Rua Padre Germano Mayer nesta sexta-feira (Foto: Thais Kaniak / G1)
Do G1 PR
Comentários