População faz protesto após atropelamento

SINALIZAÇÃO

Prefeitura de Caucaia, cogita a instalação de um semáforo no local, para ajudar na travessia de pedestres na área

Galhos e pneus queimados, cacos de vidro espalhados por toda parte. Esse foi o cenário da tarde de ontem, na Avenida Ulisses Guimarães, enquanto os moradores da Barra do Ceará protestavam por melhores condições de trânsito. A população reivindicava sinalização e passarelas. O motivo era o desrespeito dos motoristas com os pedestres que, diariamente, correm riscos para atravessar a via, que liga Fortaleza a Caucaia.

A revolta dos moradores, que cobram a instalação de fotossensores, aumentou quando, na manhã de ontem, duas crianças foram atropeladas ao tentar fazer o trajeto para a escola, que fica do outro lado. Segundo a população, elas foram atingidos por um veículo que trafegava em alta velocidade. "Queremos providência das autoridades", revelou Vanusa Domingues, 40, mãe de uma das vítimas.

O problema acentuou-se quando, por decisão da Prefeitura de Fortaleza, em março deste ano, a cobrança de pedágio que interligava a Capital ao município de Caucaia chegou ao fim. Depois disso, os motoristas não são obrigados a reduzir a velocidade, o que gera insegurança na hora de passar para o lado oposto da via. A reivindicação era um apelo antigo de moradores tanto da Capital quanto de Caucaia.

Solução

As sugestões buscadas pela população são diversas. A dona de casa Girleane dos Santos Silva, 25, acredita que a volta do pedágio pode melhorar a situação. "Colocar sinal aqui não adianta, porque os motoristas ultrapassam", afirma. Já para doméstica Eliene de Freitas, 48, a solução é outra. "Aqui, o melhor é a passarela para gente poder atravessar. O sinal quebra, mas a passarela vai servir por anos e anos". Emanuel Lima da Silva, pastor da comunidade, se uniu aos manifestantes. "Estamos aqui em prol dos direitos do povo. Nosso bairro está abandonado".

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Caucaia foi ao local para tentar evitar qualquer transtorno maior no tráfego da via. "Nós fomos acionados às 15h para auxiliar quem precisa passar por aqui", explicou um dos agentes. Sobre o acidente, outro agente disse que o motorista se responsabilizou pelo acontecimento. Policiais do Ronda do Quarteirão também estiveram no local.

À TV Verdes Mares, a Prefeitura de Caucaia afirmou que, na manhã de hoje, haverá uma reunião com o Departamento Estadual de Rodovias e Estradas para tentar solucionar o problema, e provavelmente, instalar um semáforo na avenida.

Prefeitura de Caucaia cogita a instalação de um semáforo no local, para ajudar na travessia de pedestres na área Moradores queimaram galhos e pneus ontem durante o bloqueio de parte da Av. Ulisses Guimarães, entre a Capital e a cidade de Caucaia FOTO: HELOSA ARAÚJO