Garotos se rebelam no Centro Socioeducativo

A polícia foi chamada por volta das 21 horas desta terça-feira até o Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes na Rua Ladislau de Arruda Campos (Antônio Vieira) por conta de um princípio de rebelião. Com capacidade para cerca de 50 internos, o espaço recebe menores de 43 comarcas do Cariri e algumas cidades de regiões vizinhas. Hoje mais de 20 adolescentes se encontram em regime de internação provisória. 

A informação recebida pela polícia era de que os garotos estavam exaltados com gritos de ordem e princípio de destruição ao patrimônio público. O Capitão Agra esteve no local à frente de uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) e do Ronda do Quarteirão liderado pelo Sargento Evaldo. Eles controlaram o movimento e levaram para a delegacia o menor de iniciais E. F. A. S., de 17 anos, residente no bairro João Cabral, por ter danificado uma das celas.

Recentemente, foi registrada a fuga de três menores daquele Centro Socioeducativo, onde o pessoal do PROERD (Programa de Erradicação das Drogas) promove palestras mensais. O equipamento do Governo do Estado conta com ambulatório, salas de aula, campo de futebol, celas e outras dependências que acolhem menores infratores na faixa etária de 12 a 18 anos. No casod o cometimento de um crime de natureza mais grave o adolescente é encaminhado para Fortaleza.

Enquanto estão internados em Juazeiro, os garotos participam de oficinas de artesanato, construção civil, mecânica e atividades de lazer com o objetivo da ressocialização. No Centro trabalha uma equipe que vai desde a cozinheira até psicólogos, passando por lavadeira, porteiro, assistente social, advogado e instrutores que acompanham os adolescentes 24 horas em todas as atividades e deslocamentos. O trabalho se estende ainda junto à família destes que é visitada.

Centro Socioeducativo funciona no Parque Antonio Vieira (Foto: Google)

Demontier Tenório