Filho do ex-vice-presidente José Alencar se filia ao PMDB
Presidente da Coteminas, ele é uma das lideranças empresariais do país.
Herdeiro do ex-vice-presidente da República José Alencar, o empresário mineiro Josué Gomes da Silva se filiou nesta terça-feira (1º) ao PMDB.
O ingresso do presidente da empresa têxtil Coteminas no partido reuniu dirigentes e parlamentares em uma concorrida solenidade na sede nacional da legenda, em Brasília.
Uma das principais lideranças empresariais do país, Josué Gomes da Silva disse que tomou gosto pela política com o pai, que morreu em 2011 em razão de um câncer. Fundador da Coteminas, um dos maiores grupos têxteis do país, José Alencar foi vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante os dois mandatos do petista.
“Aprendi com o meu pai que a atividade politica é extremamente nobre quando bem exercida. [Ingressar na política] é uma forma de eu retribuir um pouco à sociedade o que eu tenho recebido e dar prosseguimento ao que papai não pode fazer. Por uma doença, ele foi levado mais cedo do que todos queríamos”, disse Gomes da Silva após assinar a ficha de filiação ao PMDB.
Embora cotado para disputar o governo de Minas na chapa do ministro Fernando Pimentel, do PT, o filho de José Alencar disse que não está pensando em se candidatar nas eleições do ano que vem. A ficha de filiação foi abonada pelo presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).
Josué Gomes da Silva ressaltou que chegou a cogitar se filiar ao PMDB somente após 5 de outubro, data-limite para quem deseja disputar as eleições de 2014. “Não tenho, de fato, nenhuma candidatura em mente. Não entrei na política com o objetivo de ser candidato”, afirmou.
Natural de Ubá (MG), mas radicado nos últimos anos em São Paulo, ele contou ter sido convidado a se filiar pelo diretório paulista do PMDB para ter a possibilidade de, eventualmente, se candidatar a um cargo eletivo pelo estado onde reside em razão das atividades empresariais. Mas afirmou que, devido às raízes mineiras, não teria condições de se filiar ao diretório de outro estado.
“Recebi convites para me filiar por São Paulo, mas nasci em Minas, sou mineiro e Minas nunca sai da gente”, brincou.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia confirmado presença na cerimônia de filiação de Josué Gomes da Silva ao PMDB, na Câmara dos Deputados. Mas, explicou o líder do PT José Guimarães (CE), Lula desistiu de participar do evento para evitar "ciúmes" entre correligionários petistas.
Segundo Guimarães, se comparecesse à solenidade do filho de seu ex-vice-presidente, teria de ir também às filiações de novos integrantes da legenda, como o ex-jogador Marcelinho Carioca, que deve se filiar ao PT.
O empresário Josué Gomes da Silva (centro) durante ato de filiação ao PMDB (Foto: Fabiano Costa / G1)
Fabiano CostaDo G1, em Brasília
Comentários