Projeto de Lei muda o nome da Rua Umarizeira

A Câmara Municipal de Barbalha aprovou por unanimidade dos pares legislativos presentes, Projeto de Lei, 89/2013, de proposição do vereador Rildo Teles, dando nova denominação a Rua da Umarizeira, no centro da cidade de Barbalha, que tem início na Rua Totonho Filgueira e transversalmente cruz as Ruas Pero Coelho e Edmundo de Sá Filho, finalizando com a Avenida Costa Cavalcante as margens do Canal do Riacho do Ouro.

Com a aprovação do Projeto de Lei 89/2013, a Rua Umarizeira passará a ser denominada de José Vicente de Macedo, homem de grande folha de serviços prestados a Barbalha. Agricultor e pecuarista com destaque para a criação de gado das raças zebu, gir e indú do Brasil, sua boa linhagem de animais ganhou vários títulos de campeão nas Exposições Centro Nordestinas de Animais e Produtos Derivados na cidade do Crato. Na loja Maçônica Padre Mororo, ocupou vários cargos dentre os quais o de venerável mestre, vale ressaltar que a Loja Maçônica Padre Mororo 92 edificada em Barbalha, foi possível pela sua ação em doar o terreno para a criação e instalação dessa importante instituição prestadora de serviço ao povo. Como homem público, exerceu com muita honra e destacada atuação de vereador na Câmara Municipal de Barbalha, no período de 1976 a 1982, com muitos projetos relevantes em benefícios do povo bem como para o desenvolvimento e progresso de Barbalha, quando da primeira administração municipal do então prefeito, Antônio Inaldo de Sá Barreto.

Prole

O saudoso, José Vicente de Macedo, era filho natural de Aurora-CE, casou-se com Messias Filgueiras Macedo, com quem foi muito dedicado e constituiu uma família de quatro filhos, a saber: Joaquim Enilio Filgueiras Macedo, José Tadeu Filgueiras Macedo, Antônio Etenilio Filgueiras Macedo e Francisca Juciê Filgueiras Macedo Fernandes.     

Hoje, seu nome, sua história e sua cidadania, passam a fazer parte da identificação social do município de Barbalha, que através de Lei denomina a atual Rua da Umarizeira, de Rua José Vicente de Macedo.

Silva Neto