Escola do PR suspende aula por causa de fumaça em Santa Catarina

Incêndio atinge armazém de fertilizantes em São Francisco do Sul, em SC.

A Prefeitura Municipal de Guaratuba, no litoral do Paraná, informou que as aulas do período da tarde da Escola Municipal Juraci Correia, no balneário de Coroados, foram suspensas como medida de prevenção por causa da fumaça proveniente de um incêndio em São Francisco do Sul, na região Norte de Santa Catarina. A cidade paranaense é a mais próxima do local, com uma distância de aproximadamente 60 km. De acordo com a prefeitura, 250 crianças ficarão sem aula. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estão em alerta na cidade caso a fumaça se aproxime.

O incêndio atinge um armazém de fertilizantes que fica dentro de um terminal de cargas desde as 23h de terça-feira (24). Inicialmente, os bombeiros da cidade afirmaram que a substância seria tóxica, contudo, no início da tarde o governo do estado divulgou nota afirmando que a fumaça não é tóxica.

Logo após o incêndio, o local e bairros circunvizinhos (Iperoba, Reta, Rocio Pequeno e Sandra Regina) precisaram ser evacuados por causa da possível contaminação. No local, havia cerca de 10 mil toneladas de fertilizantes.

O tenente Nunes do Corpo de Bombeiros em Guaratuba informou que entre 8h e 11h desta quarta-feira um resquício de fumaça com um cheiro característico passou pela região, mas não representou perigos à saúde. "A fumaça acabou pegando carona em uma neblina que passou pela cidade, mas foi muito pouco. Não afetou nada", explica. Nunes também disse que está monitorando a força dos ventos juntamente com o Sistema Tecnológico Simepar e que está em alerta para eventuais aproximações da fumaça.

A empresa de ônibus Expresso Maringá também informou que duas linhas que seguiriam da Rodoferroviária de Curitiba para Itapoá, no litoral catarinense, foram suspensas.

Na cidade catarinense, equipes dos bombeiros de São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha e Joinville, além do Comando Geral de Florianópolis e do helicóptero da PM foram chamadas para auxiliar no combate ao incêndio.

As famílias das localidades atingidas pela fumaça foram levadas para abrigos no Colégio Estadual Santa Catarina e na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Pessoas intoxicadas foram encaminhadas para hospitais de São Francisco do Sul e Joinville. Conforme os Bombeiros Voluntários, a fumaça estava passando baixa sobre as casas.

Incêndio atinge depósito de armazém de fertilizantes (Foto: Agência RBS)

Adriana JustiDo G1 PR