Série "B" - Ceará derrota o Oeste e se distancia e sobe para 9º na tabela

Fortaleza, CE – Ceará 1 x 0 Oeste

Não foi uma grande atuação, mas o que vale é a vitória. Na noite desta terça-feira, o Ceará recebeu o Oeste na Arena Castelão, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, e venceu por 1 a 0, se distanciando da zona de rebaixamento e mantendo vivo o sonho do acesso. Lulinha foi o autor do único gol do jogo.

Essa é a segunda vitória seguida do Ceará, que vinha de uma goleada sobre o ABC, por 4 a 0, também no Castelão. Com 32 pontos, o time alvinegro afastou de vez o risco de rebaixamento, subindo para a zona intermediária. Pior para o Oeste, que viu a sequência de quatro jogos sem derrota ir por água abaixo, e estacionou nos 29, podendo ver os adversários encostarem.

Vozão pressiona, mas não marca
O Ceará iniciou a partida pressionando o Oeste e arriscou a primeira finalização aos oito, quando Lulinha bateu de longe, nas mãos de Paes. O goleiro voltaria a trabalhar no minuto seguinte. Marcos roubou a bola no campo ofensivo e cruzou para Mota, mas o camisa 1 rubronegro se antecipou e afastou o perigo, antes que o artilheiro completasse. Parecia que o Oeste estava satisfeito com o empate e Paes começou a fazer cera logo aos 15 minutos, sendo amarelado pelo árbitro.

Aos 21, Rogerinho arriscou de longa distância, a bola desviou na zaga e passou raspando a trave, assustando Paes. A primeira finalização do Oeste veio quatro minutos depois. Diego Souza arriscou de muito longe e mandou por cima. Na sequência, Pablo passou por Fernando Henrique e, mesmo se ângulo, bateu rasteiro. Diego Ivo chegou de carrinho e afastou o perigo para a linha de fundo. Aos poucos, o Rubrão cresceu de produção.

Rogerinho fez grande jogada pela linha de fundo, invadiu a área e tocou para trás. A zaga chegou antes de Magno Alves e afastou o perigo. O Vozão tinha muito mais posse de bola, mas encontrava dificuldades em furar a retranca adversária. Já o Oeste se defendia com quase todos os jogadores e procurava explorar os contra-ataques, sem sucesso. No último lance, Mota desviou de cabeça e a bola passou raspando a trave.

Gol acabou sendo justo
Não querendo dar sopa para o azar, o Ceará voltou do intervalo pressionando o Oeste e abriu o placar logo aos dez minutos. Marcos tabelou com Magno Alves e cruzou rasteiro para Lulinha, que teve o trabalho de estufar as redes. Paes já estava batido no lance. Atrás do marcador, o Rubrão começou a sair mais para o jogo, enquanto o Vozão recuou e passou a explorar os contra-ataques.

Os jogadores alvinegros reclamaram de um pênalti não marcado em Mota aos 16 minutos. O artilheiro perdeu uma chance clara na sequência. Magno Alves fez grande jogada individual e cruzou rasteiro. Livre de marcação e com o gol aberto, Mota pegou mal e mandou pela linha de fundo. Aos 30, Léo Gamalho arriscou na entrada da área e a bola passou raspando a trave.

Nos minutos finais, o Oeste esboçou uma pressão em cima do Ceará e assustou aos 44, quando Lelê cobrou falta por cima da barreira e a bola passou raspando a trave. Fernando Henrique já estava batido no lance. Na sequência, Magno Alves recebeu dentro da área e soltou a bomba, acertando a trave de Paes.

Próximos jogos
O Ceará volta a campo no próximo sábado, contra o Boa Esporte, às 16h20, noEstádio Dilzon Melo, em Varginha, pela 24ª rodada. Na sexta-feira, o Oeste recebe o América-MG, às 19h30, no Estádio dos Amaros, em Itápolis.