Despejados de sala, estudantes ocupam reitoria da UnB
Por determinação judicial, eles deixaram sala que ocupavam há um mês.
Cerca de cem estudantes da Universidade de Brasília (UnB) ocuparam a reitoria da instituição no fim da tarde desta terça-feira (17) depois de terem sido despejados de uma sala que ocupavam no Instituto Central de Ciências desde o dia 14 de agosto. A sala era ocupada pelos estudantes para reuniões. A ocupação é por tempo indeterminado.
Nesta terça, os estudantes foram despejados da sala por determinação da Justiça. A UnB havia oferecido outro espaço, mas os estudantes não aceitaram a proposta.
A ocupação da reitoria foi motivada pelo despejo, mas os alunos tem outros pontos na pauta de reivindicações. Os estudantes pedem que calouros e veteranos tenham os mesmos direitos em relação ao auxílio-moradia, o pagamento de benefícios por até seis meses a estudantes desligados da universidade e a reativação do serviço médico.
Após reuniões com a reitoria, os pedidos foram discutidos em reunião do Conselho Universitário na última sexta-feira (13). A demanda não foi aprovada, mas o conselho votou pela desocupação da sala. As reivindicações dos estudantes ficaram para ser discutidas nesta quinta-feira (19).
Vulnerabilidade
Cerca de 3 mil alunos se encontram em situação de vulnerabilidade econômica na UnB, de acordo com a decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo. Desse total, 1,3 mil recebem o auxílio-permanência, no valor de R$ 465 mensais.
Para ter direito ao valor, os estudantes precisam dedicar até 12 horas semanais para trabalhos de pesquisa e extensão na universidade. Os alunos em situação de vulnerabilidade também recebem auxílio-moradia no valor de R$ 530 – que pode ser trocado por vaga em apartamentos da universidade.
Estudantes ocupam reitpria da Universidade de Brasília nesta terça-feira (17) (Foto: Paulo Pimenta/G1)
Do G1 DF
Comentários