Projeto pretende multar quem joga lixo nas ruas de Juazeiro do Norte
O mau hábito de jogar lixo em vias públicas pode estar com os dias contados no município de Juazeiro do Norte. Uma proposta, em trâmite na Câmara Municipal de Vereadores, deve coibir o ato de jogar lixo nas ruas do Município. Com a aprovação do projeto de lei, de autoria do vereador Tarso Magno (PR), os mal acostumados podem sentir no bolso a cada vez que sujarem ruas, praças, calçadas e outros logradouros públicos.
Para atingir o objetivo de mudar o costume da população, o projeto estabelece multas que variam entre R$ 157,00 e R$ 980,00, dependendo do tipo e da quantidade de resíduos que for descartada nos espaços públicos. Em caso de reincidência, será cobrado o valor em dobro da multa ao infrator.
O vereador Tarso Magno afirma que o projeto de lei foi protocolado no último dia 10 de setembro, e tem um prazo de 15 dias para ser votado. Segundo o vereador, a fiscalização ficará a cargo de agentes que, acompanhados da Guarda Municipal, coibirão a ação dos infratores. “Esta forma de disciplinar a população já vem sendo utilizada em várias cidades do país, com a finalidade de reduzir a quantidade de lixo nas ruas”, ressalta.
Acúmulo de lixo
Pelas ruas do município juazeirense, não é difícil encontrar amontoados de lixo. Entre outros pontos da cidade, as avenidas Maria Letícia Leite Pereira e Tenente Raimundo Rocha, que dão acesso à Universidade Federal do Cariri, vêm acumulando grande quantidade de lixo. A população reclama do mau cheiro e do excesso de materiais descartados.
De acordo com o coordenador de meio ambiente, estudos e pesquisas da Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, Antônio de Pádua, está sendo executado um plano emergencial de limpeza pública nos bairros mais comprometidos. Conforme Pádua, a equipe deve iniciar o serviço, no pólo universitário, no próximo mês de outubro.
Jogar lixo nas ruas poderá render multa em Juazeiro (Foto: Roberto Bulhões/Arquivo/Agência Miséria)
Fonte: Jornal do Cariri
Comentários