Aposentado faz 107 anos e ganha festa da família \'gigante\', em Goiás

Amante de moda de viola, ele comemorou data na sua chácara, em Cezarina.

Familiares e amigos do aposentado Juvenal Ferreira de Almeida se reuniram em Cezarina, a 65 km de Goiânia, para comemorar o aniversário de 107 anos do ex-lavrador. A festa aconteceu na chácara onde ele mora, na zona rural da cidade e contou com muita animação e moda de viola, ritmo preferido do aniversariante.

Juvenal nasceu no dia 10 de setembro de 1906 e por um erro do cartório, foi registrado no dia 20 de junho do mesmo ano. A comemoração da data reuniu grande parte da gigantesca família que ele construiu ao longo da vida centenária. Ao todo, são três filhos, 13 netos, 24 bisnetos e 14 tataranetos.

Hortêncio Ferreira de Almeida é o único filho vivo de Juvenal. Ele mora na chácara com o pai e listou alguns dos motivos que contribuíram para que ele alcançasse tanta longevidade. "Ele traz felicidade e amizade para todo mundo. Nunca brigou com ninguém. É uma pessoa feliz e satisfeita", revelou.

Neta do aposentado, Edna Almeida Silva disse que o avô sempre foi muito cuidadoso com a saúde, principalmente na questão da alimentação. Também conta, segundo ela, hábitos que o idoso sempre teve como praticar exercícios físicos e dançar.

"Ele nunca gostou de comida gordurosa e muito salgada. A comida dele sempre foi mais leve. Além disso, ele sempre gostou de fazer uma caminhadinha e dançar muito. Toda a vida ele foi muito festeiro", explica.

Por conta da idade, Juvenal não consegue andar sozinho e tem muitas dificuldades para falar. Durante toda a vida, ele trabalhou na roça, plantando, colhendo e cuidando de animais.

Na festa de 107 anos, Juvenal ouve sua grande paixão: moda de viola (Foto: Danila Bernarde/TV Anhanguera)

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera