A derrota para o Paysandu fora de casa na última terça deixou o Ceará mais próximo da parte de baixo do que da de cima da tabela da Série B. Para o G4 são 13 pontos de distância e para o Z4 a diferença é de apenas três.
Por isso, pelo menos momentaneamente, o objetivo do Alvinegro mudou de novo: antes de pensar em G4 outra vez, primeiro, é preciso abrir uma distância confortável para a zona de rebaixamento. O primeiro passo para isso é vencer hoje o lanterna ABC/RN, às 16h20, no Castelão, para depois buscar uma reação diante do Oeste/SP, na terça-feira, 17, também em casa.
Tudo devido à derrota para o Paysandu por 2 a 1, em Belém, que quebrou uma série de quatro jogos de invencibilidade do técnico Sérgio Soares e o embalo da equipe rumo ao G4.
Com a confiança abalada, declarações conflitantes de alvinegros quanto ao real objetivo da equipe de agora em diante foram recorrentes nesta semana, num misto de um sentimento de confiança com a preocupação diante da zona da degola.
Como a distância para o Z4 neste momento é menor, a mais prudente opção seria mesmo ter cuidado com os rivais que estão atrás, como declara o atacante Magno Alves. "Sempre falamos aqui em oscilação, em buscar uma sequência de vitórias que não estão vindo. Depois da derrota fora, precisamos pensar em sair da situação incômoda para depois, caso essa (boa) sequência chegue, pensar de novo no acesso. Temos este jogo em casa (ABC) e não podemos perder pontos. Temos de vencer para a confiança voltar".
Para triunfar em casa, o técnico Sérgio Soares deve manter a formação ofensiva que vem rendendo resultados no Castelão. Para ele, não existem motivos para mudar. "A ideia é manter a formação. Quanto mais se repete o time, mais ganhamos confiança. Vínhamos tendo performance boa sob meu comando, exceto no último jogo. Contra o ABC, precisamos iniciar a recuperação", comentou o treinador.
Ofensivo
A formação ofensiva consolidada de Soares tem apenas um volante, que volta a ser João Marcos. Ele retorna de suspensão, no lugar de Diogo Orlando, fora pelo terceiro cartão amarelo.
No mais, a equipe é ofensiva, já conhecida pelos alvinegros, com Ricardinho "dobrando" na função de volante/meia, Rogerinho, Lulinha, Magno Alves e Mota.
O lateral-esquerdo Hélder Santos foi regularizado, mas Soares ainda utilizará como titular o direito Hélder, pois o primeiro, mesmo relacionado, ainda está sem ritmo de jogo.
ABC perdeu todas as partidas fora
Os problemas do ABC, último colocado da Série B com 17 pontos, não se restringem à colocação da equipe no campeonato. Embora venha reagindo nas últimas rodadas, como fez ao vencer o Sport por 4 a 2, fora de casa, a equipe tem o pior retrospecto entre os 20 participantes.
A equipe potiguar perdeu todos os dez jogos que fez como visitante, sem levar em conta o clássico local contra o América/RN, quando acabou ficando no empate sem gols.
O Alvinegro, do meia Rogerinho, quer chutar a desconfiança para longe após a derrota para o Paysandu. A meta é vencer hoje o lanterna ABC, no Castelão, onde detém bom retrospecto FOTO: KIKO SILVA
VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER
Comentários