BA - Menino de 13 anos salva vida da irmã mais nova em incêndio em Salvador

Tímido, o menino Alex de Moraes, de 13 anos, conseguiu salvar a irmã mais nova do incêndio que atingiu um imóvelonde ele morava na madrugada desta segunda-feira (9), em Salvador. Ele conta que aprendeu a técnica na escola onde estuda. “Eu acordei ela, peguei o pano molhado e joguei nela”, disse.

O incêndio deixou sete pessoas feridas, e de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 40 pessoas estavam no casarão no momento do incêndio. Elas moravam na parte de cima onde sete cômodos foram destruídos. Na parte baixa do imóvel existia uma casa, que também foi completamente destruída. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as sete pessoas feridas moravam na mesma casa. Não há informação sobre o estado de saúde das vítimas.

Do lado de fora, as paredes estão rachadas por causa do calor das chamas. Integrantes do Corpo de Bombeiros trabalharam durante toda a manhã, já que muita madeira continuou queimando, mesmo após o fogo ter sido controlado.

Uma mulher, que teve todos os objetos destruídos pelo fogo falou sobre os prejuízos. “Eu perdi minha TV de LED, que eu comprei tem 15 dias. Perdi minha geladeira, tudo, meu colchão. Mas graças a Deus a vida de meu filho está aí", disse a cuidadora de idosos, Elisângela de Moraes.

O professor de dança Airton Molejo que mora em frente ao casarão viu o drama das pessoas. “O fogo começou pela porta, aí o pessoal não podia sair porque a porta estava com fogo, aí o pessoal começou a sair pela janela, utilizando uma escada. Foi uma coisa de louco”, disse.

O caso
Um incêndio atingiu uma edificação antiga na madrugada desta segunda-feira (9), no Largo de São Miguel, Baixa dos Sapateiros, em Salvador. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, sete pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes do Samu. Segundo a polícia, uma criança está entre as vítimas. Não há informações sobre a gravidade dos ferimentos.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram para o local e trabalharam no controle das chamas e socorro dos feridos. Não há informações sobre o que provocou o incêndio.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também encaminhou uma equipe para a região onde ocorreu o incêndio e isolou a área. Segundo o órgão, a parte interna do imóvel ficou totalmente destruída.

Interdição
O casarão fica na esquina de duas ruas, a Rua da Poeira e a Rua do Vintém. A Rua da Poeira foi parcialmente interditada, segundo informações da Transalvador e a Rua do Vintém foi completamente fechada.

O casarão não é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas deverá apresentar medidas de segurança, já que o imóvel está localizado em uma área denominada Conjunto Urbano e Arquitetônico da Cidade Baixa de Salvador e é tombada pelo órgão.

O proprietário do imóvel deverá apresentar no prazo máximo de cinco dias um plano de execução de obras emergenciais no casarão, já que, de acordo com o órgão o casarão corre o risco de desabar atingir os imóveis do entorno.

Campanha
O coronel Julio Cesar Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, explicou que incêndios como esses podem voltar a acontecer em outras áreas da cidade e que uma campanha pode ajudar a evitar uma tragédia. “Eu não posso acender uma vela em cima de um pires pequeno e nem posso acender uma vela na madeira e também não posso colocar a ponta do cigarro em cima da mangueira e também não posso deixar o lixo dentro de casa. Existem vários mecanismos de proteção e prevenção que podem evitar um incêndio como esse”, afirma o coronel.

Do G1 BA