Santos estreia terceiro uniforme com vitória sobre o Goiás na Vila Belmiro
Além da camisa azul, outra novidade no Peixe foi a estreia de Renato Abreu, que participou do gol de Thiago Ribeiro. Alvinegro enfrenta maratona de jogos agora no Nacional
O novo terceiro uniforme do Santos, azul e com detalhes em homenagem à cidade-sede do clube, foi pé-quente em sua estreia. Com gol do atacante Thiago Ribeiro, o Peixe superou o Goiás por 1 a 0 neste sábado, na Vila Belmiro. Após um primeiro tempo ruim e com os esmeraldinhos mais perto de abrir o placar, o técnico Claudinei Oliveira promoveu a entrada de Renato Abreu, que fez seu primeiro jogo pelo novo clube e participou bem do lance que deu a vitória ao alvinegro.
Com o triunfo, o Santos - que ainda tem dois jogos para fazer e fechar o primeiro turno - chegou a 25 pontos e pulou da 13ª para a nona colocação na tabela do Brasileirão. De quebra, a equipe provou mais uma vez sua força em seu estádio, onde não perde há mais de um ano. Já o Goiás estaciona na sétima posição na classificação e pode ser ultrapassado por Criciúma, Vasco e Coritiba ainda neste fim de semana.
Goiás joga como dono da casa
O Goiás, de branco, não parecia só ser o mandante em razão do uniforme, mas também na postura ofensiva de sua equipe, que pressionou o Santos quase a todo instante durante a primeira etapa. Com boas trocas de passe e aproximações para as tabelas, os esmeraldinos chegaram algumas vezes com perigo ao gol de Aranha, que foi obrigado a fazer pelo menos duas grandes defesas.
Já os atletas do Peixe, ao contrário dos goianos, jogaram muito longe uns dos outros, dificultando a manutenção da posse de bola e, inclusive, a saída ainda no campo de defesa. Com marcação adiantada, a equipe do técnico Enderson Moreira marcava os santistas já no campo de ataque, dificultando a criação de jogadas na sua origem.
A alternativa então buscada pelos alvinegros foi o lançamento ou passe pelo alto. Com problemas para jogar pelo chão, passaram a abusar das bolas mais longas à procura dos atacantes Thiago Ribeiro e Everton Costa. O camisa 9, inclusive, teve de sair para longe da área em algumas oportunidades para buscar a bola. Entretanto, com a bola no pé, também arriscava pelo alto. A única chance santista nos primeiros 45 minutos aconteceu no último lance, em falta cobrada por Cicero que foi bem defendida por Renan.
Peixe acorda no vestiário
A apatia e a falta de aproximação de seus atletas no primeiro tempo parecem ter sido deixadas pelo Santos no vestiário. Na volta para o segundo tempo, Claudinei promoveu as entradas de Giva e Renato Abreu, que fez sua estreia com a camisa do Peixe e logo aos 4 minutos já participaria do primeiro gol da partida.
Em contra-ataque alvinegro, o camisa 20 recebeu no círculo central e rapidamente lançou para Leandrinho na direita. O volante viu Giva disparar pelo lado e tocou. Livre, o atacante invadiu a área e, com a intenção de finalizar de cobertura no mano a mano com Renan, acabou mandando torto. Thiago Ribeiro aproveitou na segunda trave para abrir o placar na Vila Belmiro.
Sem Walter, que sentiu dores na coxa direita no fim da etapa inicial e não voltou para o campo, Enderson Moreira perdeu boa opção de jogada na frente. Apesar de pesado, o centroavante conseguiu parar a bola e levar perigo nos minutos que atuou. Seu substituto na referência, Neto Baiano, pouco participou do jogo e diminuiu o número de alternativas dos goianos para a criação de oportunidades na metade ofensiva do gramado.
Depois do gol, a apatia voltou a tomar conta dos santistas, que abdicaram do esforço de manter a posse de bola para recuar e segurar a vantagem na Vila. Na base da raça e da vontade, o Goiás foi para o ataque e pressionou o Peixe, que manteve a vitória graças à ótima atuação do goleiro Aranha e à trave, que impediu gol de Renan Oliveira de fora da área. Giva ainda teve excelente oportunidade de ampliar no fim, mas errou o corte em cima do goleiro Renan, que desarmou o atacante facilmente.
Agora, o Santos enfrentará uma maratona de jogos no Brasileirão. Na terça-feira, viaja a Novo Hamburgo para enfrentar o Internacional, em jogo adiado ainda do primeiro turno. Dois dias depois, vai ao Rio de Janeiro visitar o Flamengo, no Maracanã, na abertura do returno. No domingo, enfim encerra a sequência de três jogos em seis dias contra o Botafogo, na Vila Belmiro. Já o Goiás recebe o Cruzeiro no Serra Dourada na próxima quarta-feira, às 21h.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 GOIÁS
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data e hora: 7/9/2013, às 18h30
Renda e público: R$ 146.457,00 / 8.968 pagantes
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Cartões amarelos: Dudu Cearense, Neto Baiano, Hugo (GOI);
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Thiago Ribeiro, aos 4\'2ºT (1-0);
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Durval e Emerson; Alison, Cícero, Leandrinho (Alan Santos, aos 32\'2T) e Pedro Castro (Renato Abreu, intervalo); Everton Costa (Giva, intervalo) e Thiago Ribeiro. Técnico: Claudinei Oliveira
GOIÁS: Renan, Vitor, Ernando (Valmir Lucas, aos 31\'1T), Rodrigo e Willian Matheus; Dudu Cearense (Roni, aos 17\'2T), David, Ramon, Hugo e Renan Oliveira; Walter (Neto Baiano, intervalo). Técnico: Enderson Moreira
Thiago Ribeiro deu a vitória ao Peixe sobre os esmeraldinos (Foto: Miguel Schincariol/ LANCE!Press)
Bruno Rodrigues - São Paulo (SP)
Comentários