Com dois gols de Alan Kardec, Palmeiras vence e encerra jejum

Artilheiro do Verdão na Série B vai às redes duas vezes nos 15 minutos iniciais contra o Atlético-GO e ajuda time a encerrar jejum de quatro partidas sem triunfo

Mesmo sem ser brilhante, o Palmeiras mostrou sua força e venceu o Atlético-GO por 3 a 1, dando um bico no jejum que já durava quatro partidas (três na Série B e um na Copa do Brasil). O centroavante Alan Kardec precisou apenas dos 15 minutos iniciais para marcar duas vezes. O outro gol palmeirense, na verdade um golaço, foi marcado por Leandro, no segundo tempo. Ricardo de Jesus, já nos minutos finais, descontou para a equipe da casa, neste sábado, em Itumbiara. O resultado manteve o Verdão na liderança isolada da competição, com 45 pontos, e o Dragão, na zona do rebaixamento, com 20. 

A facilidade com que a vantagem foi construída já no início dava a impressão de que o público veria um massacre. Afinal, foi uma operação abafa do time de Gilson Kleina, aproveitando-se da fragilidade do adversário. O primeiro gol saiu aos 11 minutos, após escanteio cobrado por Wesley: Kardec cabeceou com muita força.

O Palmeiras aproveitou o sono dos donos da casa para ampliar três minutos depois. Alan Kardec passou pelo goleiro Roberto e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti, que o próprio atacante converteu com segurança: 2 a 0. Com os gols, o atacante chegou a oito na Segundona e o artilheiro do time na competição. 

No entanto, a partir daí, a partida foi outra. A equipe paulista, dona de melhores peças, continuou dominando tecnicamente, mas cochilou. Incumbido de armar as jogadas, Felipe Menezes pouco apareceu, até se escondeu. Enquanto isso, O Atlético-GO cresceu, sobretudo com a entrada de John Lennon no lugar de Régis. Mas pouco assustou na primeira etapa.

Só que a pausa do Verdão foi tamanha que a fraca equipe goiana voltou melhor para o segundo tempo e passou a incomodar. Adriano Michael Jackson, aquele mesmo com passagem apagada pelo Verdão, teve grande chance, mas Prass fez duas excelentes defesas no mesmo lance. Impediu uma possível pressão do Rubro-negro, que seguiu entregue em campo até o fim do jogo, sendo administrado pela equipe de Kleina.

Com a vantagem, o Palmeiras acordou nos 15 minutos finais até que Leandro, que estava escondido, resolveu aparecer. O atacante recebeu na área, cortou a marcação com um lindo drible, quase um chapéu, e bateu na saída do goleiro: golaço.

O gol deu ainda mais tranquilidade ao Verdão, que se acomodou de vez, até ser surpreendido por Ricardo de Jesus. O centroavante do Dragão encontrou espaço na defesa para completar cruzamento e fazer o gol de honra da sua equipe.

Não foi uma atuação primorosa, mas o Palmeiras fez bem seu papel. Na próxima rodada, a segunda do turno final. a equipe verde enfrenta o Asa-AL, na terça-feira, no Pacaembu. No mesmo dia, o Atlético-GO pega o Joinville-SC, em Santa Catarina.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 1 X 3 PALMEIRAS

Local: Juscelino Kubitschek, Itumbiara (GO)
Data-Hora: 7/9/2013 – 18h15 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS)
Auxiliares: Marrubson de Freitas (DF) e Rener Carvalho (AC)

Gols: Alan Kardec, aos 11\'/1ºT (0-1) e aos 15\'/1ºT (0-2); Leandro, aos 33\'/2ºT (0-3); Ricardo Jesus, aos 38\'/2ºT (1-3).
Cartões amarelos: Artur e Tiago Alves.
Público: 22.691 pagantes.

ATLÉTICO-GO: Roberto; Rafael Cruz, Artur, Ednei e Ernandes; Dodó, Régis (Jonh Lennon, 19\'/1ºT), Marino (Jorginho - Intervalo) e Bida (Thiago Rômulo, 24\'/2ºT); Michael Jackson e Ricardo Jesus. Técnico: PC Gusmão.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Tiago Alves e Wendel (Léo Gago, 35\'/2ºT); Márcio Araújo, Wesley e Felipe Menezes (Charles, 32\'/2ºT); Vinicius (Serginho, 36\'/2ºT), Leandro e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

Palmeirenses comemoram um dos gols de Kardec, que decidiu o jogo (Foto: Celio Messias)

LANCEPRESS! - São Paulo (SP)