PECNORDESTE: Seminário reuniu 40 mil pessoas

Fortaleza. Sessenta caravanas de produtores rurais, de mais de 50 municípios cearenses, participaram das atividades do 17º Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste), que começou na última segunda-feira e foi encerrado ontem, no Centro de Eventos do Ceará. Durante os três dias, o evento reuniu um público estimado em 40 mil pessoas. Desse total, as caravanas representaram um total de 4 mil e 500 produtores.

A vaca cenográfica foi uma das grandes atrações do estande do Senar, que completa 20 anos este ano. Com o equipamento, os participantes puderam ouvir e visualizar informações sobre o Programa Leite Legal e a qualidade do leite produzido

Os grandes grupos, provenientes das várias cidades do interior cearense, visitaram os estandes e a 17ª Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, conhecendo as novidades em equipamentos agropecuários. Os visitantes participaram ainda de mini-cursos e de oficinas de capacitação ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CE).

As oficinas de capacitação foram as que mais chamaram a atenção das mulheres produtoras, com oferta de cursos de fabricação de pães especiais, palma na alimentação humana e cortes de suínos. Este último curso recebeu mais de 200 participantes, interessados em conhecer também os tipos de corte como os mais de 60 pratos da culinária a base de carne de porco.

Na oportunidade, a Associação Brasileira de Suinocultores (ABCS) lançou uma nova campanha de divulgação, o "Carne suína é 10". A iniciativa trouxe os alunos dos cursos de zootecnia e agropecuária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Eles conhecerem as novidades dos cortes.

O PecNordeste recebeu também a visita de alunos de 12 Institutos Federais de Educação (IFCE) dos municípios de Crato, Crateús, Limoeiro do Norte, Aracati, Umirim, Sobral, Caucaia e Quixeramobim. Os cerca de 420 discentes conheceram e vivenciaram as experiências como se fosse um dia de campo.

Os alunos participaram dos mini-cursos em bovinocultura, caprinocultura e equinocultura, todos fazendo parte da programação do 3º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas.

Para o professor Joaquim Batista, do curso de gado de leite do IFCE de Crateús é importante a participação dos jovens para conhecerem a força da agropecuária e compreenderem que existem ações exitosas.

Já o professor Marcos Goês, da área de nutrição do Instituto revela que está usando a tecnologia da irrigação por gotejamento de palma forrageira, utilizando a água residual de esgoto domestico, na Fazenda experimental da própria unidade de ensino.

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) também participou do PecNordeste com um estante. No segundo dia de Seminário o Instituto recebeu a visita de 50 alunos dos cursos de agronegócio e alimentos da Fatec - Sertão Central.

Os discentes fizeram degustação de produtos fabricados por eles na Faculdade como: queijo, geleia, doces, entre outros produtos da região. Na oportunidade, os jovens participaram de palestras, seminários e puderam colocar em prática tudo que assistiram em sala de aula.

Novidade

Uma das grande atrações do 17º PecNordeste foi o estande do Senar, que comemora 20 anos de atuação no Ceará. Uma vaca cenográfica chamou atenção, principalmente, dos produtores e estudantes de escolas técnicas federais, que por meio de um fone podiam ouvir e visualizar em uma tela, as informações sobre o Programa Leite Legal e ainda a qualidade do leite instalada dentro do animal.

O equipamento que faz parte do programa Leite Legal implementado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Senar/CE e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As duas décadas do órgão foram destacadas ainda por meio de painéis, demonstrando os principais programas e ações nas áreas de capacitação e promoção social.

A 17ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) teve como objetivo a busca constante pelo fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio da pecuária do Ceará. O tema deste ano foi "Viver bem no semiárido".

Durante três dias foi realizada uma extensa programação técnica-científica composta por palestras, mesas redondas, oficinas, mini-cursos e painéis. Outros eventos ocorreram também, paralelamente ao 17º PecNordeste: o Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas, a Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a Feira Pet.

O Seminário foi uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), da CNA, do Senar/CE, do Sebrae e dos Sindicatos dos Produtores Rurais.

DENISE NUNES
REPÓRTER