MILHO: SDA definirá logística de entrega

MILHO PARA PECUÁRIA:

Fortaleza. Está prevista para esta semana reunião entre Prefeituras, produtores rurais e a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), para resolver o problema no atraso na entrega das 5,5 mil toneladas de milho. Elas foram doadas pelo governo Federal ao governo do Estado.

De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, a ideia é encontrar uma saída para a situação. "As reuniões são para sugerir que cada município se reúna com seus agricultores e, assim, venham buscar o milho diretamente no Porto do Pecém. Estamos confiando nessa parceria. Se não conseguirmos vamos buscar outra maneira para entregar os grãos", declara.

Os encontros ocorrerão em cada cidade onde a carga do produto não chegou ainda. Segundo Martins, as reuniões contam com a presença da Prefeitura e terão à frente a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), representando os criadores que não receberam os grãos, e serão coordenadas pela Ematerce. "Queremos agilizar a entrega ao criadores. Esta é a nossa intenção", destaca o Secretário.

Justificativa

As 5,5 mil toneladas de milho encontram-se ainda no Porto de Pecém onde foram descarregadas em junho deste ano. O Secretário do Desenvolvimento Agrário explica que é necessário ponderar primeiro alguns procedimentos que foram realizados antes da chegada dos grãos, e que demandaram tempo para completar a fase final de recebimento do milho, no Estado.

Ele ressalta que para fazer a distribuição das 30 mil toneladas de grãos de milho, que chegarão até o final deste mês de setembro, foi necessário montar primeiro uma estrutura no Porto do Pecém, que até então não existia. Para tanto, foram construídos três grandes armazéns, já que o Porto não tinha estrutura para receber o produto.

Outro ponto enfatizado pelo titular da SDA é que foi necessário também realizar a contratação da Transnordestina e das empresas para o transporte da carga, através de caminhões. "Todas estas situações requer tempo e isto tem que ser levado em consideração também. É bom lembrar", finaliza.

Armazéns da Conab no Interior receberam os grãos tão logo o produto chegou ao Estado, mas depois, a distribuição regular entre os produtores cadastrados foi suspensa. Muitos aguardam a liberação junto à Conab FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Mais informações

Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 1820
Telefone: 3101.8002

Denise Nunes
Repórter