Estudantes ocupam Câmara de Cascavel para pedir passe livre

Presidente da Casa prometeu realizar uma audiência pública.

Aproximadamente 100 estudantes ocuparam a Câmara Municipal de Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã desta sexta-feira (30). Dentre várias reivindicações, o grupo manifestou, principalmente, pelo passe livre estudantil. O movimento faz parte do dia nacional de protestos organizado por diversas centrais sindicais e movimentos sociais em várias cidades do país.

“A gente acha que é fundamental para o estudante se locomover de um lado ao outro sem precisar pagar nada. É direito da juventude ter acesso à cidade, ter acesso à cultura, ter acesso à educação, ter acesso ao lazer”, afirmou o representante da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre Marcos da Silva de Oliveira. O movimento foi pacífico e não houve registro de conflitos.

Segundo ele, o protesto é resultado de um amplo processo de organização de várias entidades de Cascavel para exigir dos governos federal, estadual e municipal prioridade nos assuntos relacionados aos trabalhadores e estudantes.

Os estudantes falaram gritos de ordem e levaram apitos e cartazes com as exigências. O grupo só ficou em silêncio após o presidente do Legislativo Marcio Pacheco (PPL) prometer uma audiência pública para debater os assuntos. “No entendimento de que a manifestação é legítima, no entendimento de que a reivindicação é legítima e o respeito que nós temos pelos estudantes, nós agendamos, a pedido deles, uma audiência pública que será realizada nessa Câmara de Vereadores em no prazo máximo de 15 dias, onde todos estarão convidados a participar da audiência”, complementou o presidente.

Movimento faz parte do dia nacional de protestos organizado em várias cidades do país. (Foto: Reprodução/RPCTV)

Cassiane SeghattiDo G1 PR, em Cascavel