Missão Velha-CE: Insegurança leva vereador a propor audiência para debater a onda de violência

A onda de violência tomou conta do município de Missão Velha, onde o número de homicídios, por exemplo, chega a ser assustador. Em apenas 21 dias do mês de agosto, quatro pessoas já foram assassinadas ou quase a mesma quantidade numa comparação com Juazeiro do Norte, onde cinco pessoas tombaram mortas neste mês de agosto. Em fevereiro deste ano, naquele município, outras quatro pessoas já tinham sido assassinadas e somente o mês de abril zerou em termos de homicídios.

Ao todo, já são 16 assassinatos este ano em Missão Velha ou três a mais que o decorrer do ano passado quando 13 pessoas tombaram mortas em 2012. Preocupado com a situação o jovem vereador Diego Gondim Feitosa, o Diego do Juiz, apresentou requerimento na Câmara Municipal de Missão Velha propondo uma audiência pública sobre a questão. A intenção dele é ver a sociedade mobilizada em nome do combate a violência que impera no município.

Ele defende a participação nesse encontro de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Poder Executivo e Segurança Pública para debater sobre a onda de violência que tomou conta de Missão Velha. Tudo isso, como explica, em prol de medidas enérgicas no combate ao tráfico de drogas que ostenta, na opinião de Diego, relações diretas com a própria violência “numa dimensão jamais vista no município sem uma resposta esperada por parte da segurança e da justiça”.

A meta dele é encontrar soluções que tranquilizem a população observando que cresceu o número de execuções sumárias e disse esperar maior celeridade nas apurações e, mais que isso, na punição dos envolvidos. O vereador prega uma cultura de paz e chega a imaginar a possibilidade de uma passeata pela segurança. O requerimento de Diego ganhou as assinaturas dos vereadores Adauto Nunes Ferreira, Marley Macedo Ribeiro, Cícero Antonio Macedo, George Fechine Tavares e Isaque Evangelista Cruz.

HISTÓRICO – Somente em agosto quatro pessoas tombaram mortas a tiros, sendo, no dia 9, Francisco Lindemberg Rodrigues, o Berguinho, que residia na Rua Vicente Fechine. No dia 11, José Fernandes de Souza, de 73 anos, e Andre Pereira Alves, de 24 anos, que residiam no Sítio Santa Tereza, e, no dia 14 de agosto, Lázaro Fernandes de Macedo, de 28 anos, o Lázaro dos Piles, que, também, morava naquela mesma localidade rural.

Diego defende mobilização ampla pela segurança em Missão Velha (Foto: Divulgação)

Demontier Tenório