Atividade econômica cresce 2,5% no 1º semestre, diz indicador da Serasa
Atividade agropecuária constribuiu, com expansão de 12,8%.
A atividade econômica apresentou expansão de 2,5% no acumulado do primeiro semestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado, aponta nesta quarta-feira (21) o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica.
Os investimentos, com alta de 6,5%, foram principal fator que ajudaram a sustentar atividade econômica no período, diz a Serasa.
O desempenho da atividade agropecuária contribuiu para o resultado do primeiro semestre, com expansão de 12,8% frente ao primeiro semestre de 2012.
O desempenho do primeiro semestre deste ano foi melhor do que a alta de 0,6% do primeiro semestre de 2012 frente ao mesmo período de 2011, mas é inferior aos crescimentos dos primeiros semestres de 2011 e 2010, de 3,8% e de 9,0%, respectivamente, salienta a Serasa.
A atividade industrial, contudo, teve crescimento de apenas 0,7%. "A alta da inflação observada em quase todo o primeiro semestre de 2013 acabou afetando negativamente a produção de alguns setores industriais importantes como o de alimentos e o de bebidas", cita a nota da Serasa.
O setor de serviços apresentou crescimento um pouco mais favorável, com avanço de 2,2%.
O consumo das famílias, impactado pela alta da inflação, cresceu apenas 2,5%. O consumo do governo registrou baixo crescimento e fechou o semestre com alta de apenas 1,1%.
O setor externo foi o grande freio à expansão da atividade econômica durante o primeiro semestre de 2013. As exportações cresceram apenas 0,7% e as importações (que entram com sinal negativo na composição do PIB) subiram 7,9%, diz.
Do G1, em São Paulo
Comentários