Nacional 0 x 2 Vasco – Vasco supera a pressão e sai em vantagem

Manaus, AM, 20 (AFI) – Com a presença de vários torcedores vascaínos – inclusive assistindo o jogo em cima de árvores - o Vasco fez sua estreia na Copa Do Brasil 2013, na noite desta terça-feira. E o duelo contra o Nacional-AM, que foi válido pelo jogo de ida das oitavas de final, aconteceu no Estádio SESI, em Manaus-AM.

E quem levou a melhor foi o Vasco, que saiu de campo com a vitória por 2 a 0. A partida de volta, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), está marcada para o dia 29 de agosto às 21h50. O grande destaque do Nacional foi o meia Danilo Rios. Poucos times no Brasil tem um meia com a capacidade de organização como ele.

O Vasco entrou nas oitavas da Copa do Brasil após herdar a posição do São Paulo, (que além da Libertadores, também participa da Copa Sul-Americana e não participa da Copa do Brasil) por ser a melhor equipe classificada no Brasileirão de 2012 depois daquelas que participam da competição continental. Já o Nacional entrou na primeira fase e foi avançando, com resultados surpreendentes.

E quem pensou que o Vasco iria enfrentar um adversário “fraco”, se enganou. O que se viu no primeiro tempo foi os dois times se enfrentando de igual para igual. Mas com gol de Tenório, os visitantes saíram do primeiro tempo com o placar de 1 a 0. O segundo tempo também foi de muita disputa, mas o Vasco conseguiu superar a pressão e saiu em vantagem. Agora, os cariocas podem até perder por um gol de diferença que se classificam para a próxima fase.

Lá e cá
Os cariocas começaram o jogo partindo pra cima do adversário. Logo no primeiro minuto, Fillipe Soutto chutou de longe e o goleiro do nacional, Gilberto, espalmou. Um minuto depois, os donos da casa marcaram o primeiro, mas a assistente Márcia Caetano, marcou impedimento do atacante Leonardo e anulou o gol.

Aos cinco, depois de uma falha da zaga local, Eder Luis chutou, o goleiro Gilberto defendeu e no rebote, Pedro Ken quase marcou o primeiro. Mas o Nacional também chegou logo em seguida. Evandro tocou pra Felipe, mas o jogador desperdiçou a chance de abrir o marcador.

Os dois times entraram em campo para sair com a vitória. Aos 20, Eder Luis recebeu a bola pela direita. E a zaga do nacional afastou o perigo. Nos 24, a defesa vascaína bobeou e Felipe levou perigo ao gol dos cariocas. Aos 34, a zaga do Vasco falhou e Felipe quase abriu o marcador para os mandantes.

Dois minutos depois foi a vez de Leonardo, que recebeu um cruzamento mas a zaga conseguiu evitar o gol. Um minuto depois, Eder Luis recebeu pela esquerda, chutou e o goleiro Gilberto defendeu para os mandantes. Com um ataque agressivo, o nacional quase abriu o marcador aos 40 minutos. Denis Santos chdomina chutou e a bola passou raspando a trave do goleiro Diogo Silva.

Mas aos 43, depois de uma cobrança de escanteio, Tenorio subiu mais que a aga do Nacional e fez o gol para os visitantes. A bola ainda desviou na zaga adversário antes de entrar.

Vantagem
O Nacional começou a segunda etapa partindo em busca do gol de empate. E logo no segundo minuto, Andrezinho recebeu a bola na direita, chutou e na sobra, quase Diogo Silva, deixou tudo igual. Mas aos oito minutos, o Vasco quase maracou o segundo.Wendel cruzou na área adversária, o goleiro Gilberto falhou e Tenório não conseguiu chegar na bola.

Aos 12, Danilo Rios deu trabalho para a zaga do Vasco, mas Jomar conseguiu parar o jogador na hora “H”. Dois minutos depois, Andrezinho chutou de longe e o goleiro Diogo Silva se esticou para salvar o que seria o gol de empate do Nacional.

Aos 20, Andrezinho tabelou com Lidio pela direita e cruza, mas o zagueiro Cris, afastou o perigo para o Vasco. Seis minutos depois, Eder Luis chutou forte e a bola desviou na zaga local.

Mas aos 29, o Nacional quase empatou. Felipe solta o pé da esquerda e o goleiro vascaíno, Diogo Silva, evitou o gol de empate. Cinco minutos depois, o goleiro do Nacional,Gilberto, faz outra boa defesa. Logo depois foi a vez do arqueiro vascaíno evitar o gol. Danilo Rios chutou forte e Diogo Silva evitou o gol de empate. Nos cinco minutos finais, o Nacional foi para o tudo ou nada. Mas o Vasco, que teve um pênalti já nos acréscimos fez o segundo – Tenório mais uma vez - e liquidou a partida.