Campanha contra febre aftosa quer imunizar rebanho de 600 mil no AM
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Amazonas deve vacinar um rebanho de aproximadamente 600 mil cabeças de gado, de acordo com estimativa da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). A campanha encerra no dia 15 de setembro.
Nesta segunda etapa as ações são intensificadas nos 41 municípios das calhas do Solimões e Rio Amazonas (Alvarães,Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte,Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos,Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba,Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués,Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá,São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins,Uarini, Urucará e Urucurituba).
O prazo para o produtor notificar a vacinação efetuada junto aos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (ADAF) vai até o dia 30 de setembro, sob pena de ser multado, de acordo com a legislação em vigor.
A Sepror, por meio do Governo do Amazonas, subsidia a vacina contra a aftosa. O valor comercial da dose é de R$ 1,54, pago pela Sepror. Nesta segunda etapa foram investidos R$1.079.540,00.
Primeira etapa
Nos meses de março e abril foi realizada a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. Mais de 500 mil cabeças de gados foram vacinadas. Em novembro, outros 21 municípios da Região dos Rios Juruá, Purus, Madeira e Negro serão contemplados com a segunda etapa da campanha de vacinação.
Áreas livres
Segundo informou a Sepror, o estado do Amazonas está prestes a conquistar nacionalmente o status de médio risco para febre aftosa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No dia 18, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, anunciou, em Paragominas (PA), que mais oito estados brasileiros serão reconhecidos nacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação: Alagoas, Ceará, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Rebanho de gado deve ser vacinado até setembro (Foto: Daniela Assayag/TV Amazonas)
Do G1 AM
Comentários