Seguranças barram protesto de saúde devido a ato de policiais
Estudantes de medicina protestam nesta terça-feira (20) pela derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff ao Ato Médico e profissionais de outras áreas da saúde, como enfermagem, fazem ato pela manutenção dos vetos na Câmara dos Deputados. Os dois grupos foram impedidos de entrar no Salão Verde da Casa porque, segundo os seguranças, o espaço está tomado por policiais que fazem outro protesto.
O Ato Médico regulamenta o exercício da medicina e define que tipos de atendimentos devem ser feitos exclusivamente por médicos. Um dos trechos do projeto aprovado pelo Congresso, que definia ser privativo aos médicos a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica, foi suprimido pela presidente. O veto desagradou a classe médica.
O Congresso Nacional analisa nesta terça, em sessão conjunta de deputados e senadores, os 128 vetos da presidente Dilma Rousseff a trechos de propostas aprovadas pelos parlamentares.
Os estudantes de medicina gritaram palavras de ordem pela derrubada dos vetos. Mais cedo, médicos e estudantes de medicina participaram de protesto em frente ao Ministério da Saúde contra os vetos à lei do Ato Médico.
Estudantes de medicina e profissionais de saúde tentam entrar no Salão Verde da Câmara dos Deputados (Foto: Fabiano Costa/ G1)
Fabiano CostaDo G1, em Brasília
Comentários