NOVAS VAGAS: Mais Médicos abre a segunda seleção dia 19
O Ministério da Saúde abre inscrições na próxima segunda-feira (19) para a segunda seleção de médicos brasileiros e estrangeiros interessados em participar do programa Mais Médicos. O objetivo é continuar estimulando o preenchimento de vagas. Na primeira seleção, 1.618 profissionais confirmaram presença no projeto. No Ceará, o número de inscritos foi bem aquém do necessário. Foram ofertadas 834 vagas, mas apenas 117 profissionais asseguraram participação, o equivalente a 14% da demanda dos municípios do Estado.
Dos 117 médicos, 106 são brasileiros e 11 estrangeiros. Os profissionais serão distribuídos em 52 municípios, sendo 32 em regiões de extrema pobreza. Profissionais atuarão em 579 municípios e em 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
A maioria (67,3%) dessas regiões está em áreas de extrema pobreza e distritos de programas de saúde indígena. As demais 32,7%, em periferias de capitais e regiões metropolitanas.
O Ceará ocupa hoje a 4ª colocação no ranking dos estados brasileiros que receberão maior numero de profissionais, com 117. Considerando a quantidade de médicos alocados, o Estado com maior número é a Bahia, com 144 profissionais, seguido de São Paulo (134), Rio Grande do Sul (119), Goiás (103), de Minas Gerais (101), Paraná (98), Amazonas (88), Pernambuco (84) e Rio de Janeiro (70).
Cidades
Os municípios do Nordeste tiveram a maior cobertura de profissionais do Mais Médicos, com 261 cidades com profissionais já confirmados. Em seguida, vêm as regiões Sul (103), Sudeste (101), Norte (78) e Centro-Oeste (36).
Dos 18 distritos indígenas que receberão médicos, 15 estão no Norte, um no Nordeste e dois no Centro-Oeste.
"O fluxo para os médicos será contínuo e já sabemos do interesse de médicos brasileiros que se formaram agora em julho. Continuaremos ampliando o número de médicos nas regiões onde mais precisam", afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
Cremec
Sobre o programa federal, o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) se posiciona contrário. Segundo a entidade, a iniciativa traz um erro clássico, que é querer oferecer uma bolsa para médicos em vez de realizar um concurso público.
O Conselho é a favor de mais médicos, mas que eles entrem através de concurso público, como prevê a lei. Da maneira como está sendo oferecido, segundo a entidade, o programa é muito precário, não tem garantias trabalhistas, e isso, conforme o Cremec, certamente contribui para que esse interesse seja bem abaixo do esperado no Ceará.
Ainda conforme a entidade, os estrangeiros serão bem-vindos desde que revalidem os seus diplomas, conforme a lei de diretrizes e bases estabelece. O Cremec propõe concurso público, bem como a criação de carreira de estado para médicos, esses são alguns caminhos consistentes. Há necessidade, conforme o conselho, de mais médicos no serviço público, mas que esse processo se dê da forma correta, como prevê a lei, posiciona-se a entidade médica do Ceará.
Programa
O Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e ampliar os médicos nas regiões carentes.
SAIBA MAIS
Distribuição de médicos
- Bahia (144)
- São Paulo (134)
- Rio Grande do Sul (119)
- Ceará (117)
- Goiás (103)
- Minas Gerais (101)
- Paraná (98)
- Amazonas (88)
- Pernambuco (84)
- Rio de Janeiro (70)
ESTRANGEIROS
Os 522 estrangeiros que homologaram sua participação no programa atuam como médicos em 32 países, com destaque para 142 formados na Argentina e 100 profissionais com diplomas da Espanha. O Ministério da Saúde já deu início à emissão de passagens para o Brasil de 212 médicos de outros países. Outros 310 aguardam
O número de inscritos no Ceará foi bem abaixo do necessário, já que para um total de 834 vagas, apenas 117 profissionais asseguraram participação, o equivalente a 14% da demanda dos municípios do Estado FOTO: KID JÚNIOR
LUANA LIMA
REPÓRTER
Comentários