CE - Setor varejista movimenta 60% da economia cearense

26ª CONVENÇÃO LOJISTA

Com participação expressiva na geração de emprego e renda do Estado, o varejo é tema de encontro estadual

Tauá De hoje até sábado, este município receberá em torno de 1,2 mil empresários para a 26° Convenção Estadual do Comércio Lojista, maior evento do setor no Ceará. De acordo com dados da Federação das CDLs do Estado do Ceará, promotora do evento, o setor varejista é o que mais impulsiona a economia no Estado e em torno de 60% da economia cearense é movida pelo comércio varejista. Devido à esta força, o evento tem importância fundamental para o Estado. A 26ª Convenção acontecerá em pavilhões montados ao lado do Hotel Maria Bastos. O credenciamento dos participantes acontece a partir das 9 horas e a solenidade de abertura às 19 horas.

"O comércio responde por mais da metade do PIB do Ceará, pelo maior número de empregos gerados e pela maior arrecadação de ICMS do Estado, então somos grandes movimentadores da economia e o encontro reunirá boa parte dos varejistas em torno de temas importantes para o desenvolvimento do setor", destaca Honório Pinheiro, presidente da Federação.

O evento traz ao Estado uma nova visão do comércio varejista tendo como base inteligência, criatividade, sustentabilidade e tecnologia, abrangendo uma programação direcionada aos profissionais do comércio, empresários e ao público cedelista. A Convenção irá contar com temas relacionados aos avanços do setor por meio de palestras e debates que proporcionarão trocas de ideias e experiências, ministradas por grandes nomes do cenário nacional.

Política e tecnologia

Abordando temas como economia, política, vendas, motivação e tecnologia, serão apresentadas palestras que possibilitarão uma nova visão para o setor. Hoje, a partir das 9h, tem início o credenciamento.

Às 19h, acontece a solenidade de abertura. Em uma programação paralela, das 9h às 13h, serão apresentados seminários SPCs. Amanhã, a programação tem início às 9h, com a palestra de tema "Projeto Nacional de Desenvolvimento", ministrada pelo ex-ministro Ciro Gomes. Os eventos paralelos acontecem a partir das 13h30, com o Encontro de Mulheres. Já às 17h tem início o Evento da CDL Jovem.

No sábado, último dia de Convenção, a programação mais uma vez tem início às 9h, com a palestra "Novas Tecnologias Aplicadas aos Negócios", proferida pela doutora em administração de empresas, consultora e professora Regiane Romano. A segunda palestra do dia, às 11h, será apresentada por Cláudio Tomanini, especialista em marketing e professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua palestra tem como tema "Entender, Preparar e Agir".

A terceira e última palestra do evento, com início marcado para as 13h30, intitulada "Digital e Experiencial: Os Novos Rumos do Varejoserá ministrada por Walter Longo, administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia, eleito quatro vezes, segundo o Prêmio Caboré, o melhor profissional do ano no setor de planejamento e atendimento. O encerramento das atividades acontece às 15h.

De acordo com Pinheiro, os principais temas da Convenção deste ano são a relação entre as lojas físicas e as virtuais, alertando os lojistas sobre os melhores usos para as ferramentas tecnológicas e o relacionamento que o empresário precisa construir com o consumidor.

"São dois temas que permearão os debates, discussões e palestras, que estão bem em foco atualmente e o comerciante deve estar preparado para lidar bem com os dois: as novas tecnologias, equilibrando a loja física com a loja virtual e o ambiente de relacionamento com o seu cliente. A grade de palestrantes do evento é muito rica e favorecerá novos aprendizados", pontua.

Desafio

Segundo o presidente, a sede da Convenção foi escolhida em função de vários fatores. Um deles é o elevado crescimento do comércio no Interior do Estado e outro é o fato do município de Tauá ser a primeira cidade digital do Ceará, com programas de inclusão digital, inclusive premiados.

"O comércio varejista de Tauá é bem movimentado, tem empresários comprometidos e registra um bom crescimento nos últimos anos, além ser um município com cobertura digital e com atrativos para os participantes do evento. A nossa expectativa é a melhor possível", destaca.

Ele ressaltando que a realização do encontro na região demonstra que o comércio do Estado não está centralizado somente nas maiores regiões, representadas por Fortaleza, Juazeiro e Sobral.

A Federação destaca ainda que os participantes podem se inscrever no próprio local do evento e que a estrutura física está preparada de forma a receber de forma segura e confortável os participantes. Há reforço também na área da segurança.

Mais informações
26ª Convenção Estadual do Comércio lojista http://www.fcdlce.com.br/
Telefones:(85) 3452.0800 (85)3252.5401/ (85)8688.1783


SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER


Empresários se mobilizam com caravanas ao evento

Crateús. Empresários desta região e de todo o Estado se mobilizam para participar da 26ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, no vizinho município de Tauá, que inicia hoje e segue até sábado. As oportunidades de novos aprendizados para aplicar nas suas empresas, renovação e troca de ideias entre os participantes são apontadas pelos lojistas como os maiores ganhos do encontro, que congrega anualmente os lojistas do Estado.

Municípios do Interior receberam grupos de animação e atividades lúdicas, como uma forma de divulgar o associativismo dos lojistas e a difusão do comércio

Apesar da recessão verificada no comércio em função da seca e que, segundo os dirigentes, deverá reduzir o número de participantes deste ano, os lojistas acreditam no sucesso do evento.

Conforme o presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Crateús, Wagner Claudino Sales, a Convenção é um evento esperado pelos lojistas devido ao aprendizado adquirido com as palestras, debates, seminários e o intercâmbio entre os lojistas participantes.

"Todo aprendizado é importante e valioso para o comerciante. Acredito que o encontro será muito bom e agregará valor aos lojistas aqui da região e do Estado como um todo. Participo anualmente e sei da importância do evento para o setor", destaca.

Para ele, os temas deste ano ao encontro das necessidades do comércio atual, que deve estar preparado para ganhar, investir e aproveitar as novas tendências do mercado por meio das novas tecnologias.

Avaliação

"Considero que a proposta desta 26° Convenção é ótima, com temas atuais e que Tauá é um município com destaque no mundo digital. Tudo isso fará com que o evento seja muito bom", avalia o dirigente lojista.

As dificuldades que o comércio vem enfrentando na região em decorrência da prolongada estiagem - uma das maiores dos últimos 50 anos - é destacada pelo presidente como um fator que inibe a maior participação dos lojistas este ano no encontro. De Crateús irá um grupo de dirigentes, e a entidade irá mobilizar os lojistas.

A CDL do município de Independência também mobiliza os lojistas da cidade para participarem da 26° Convenção. Um grupo deles, entre dirigentes e sócios comerciantes, estará presente representando o município, segundo o presidente da entidade, Wagner Torres.

Dinamismo

Para ele, a Convenção é um momento ímpar na vida dos comerciantes cearenses, pois dinamiza o setor e traz novos conhecimentos para o empresariado. "Estou sempre presente, participando deste encontro anual que considero muito importante para os lojistas e o comércio. Só perde quem não vai, porque é ótimo, saímos com muito aprendizado, reciclados e renovados", assegura Wagner Torres.

O dirigente se queixa também da recessão no comércio da cidade, ocasionado pela seca. Conta que os reflexos da falta de chuvas e produção no campo incidem diretamente na economia, e o comércio se ressente de forma direta. "A seca está trazendo recessão, inadimplência, diminuição das vendas e uma série de problemas que afeta diretamente a classe comercial", ressalta, relatando, ainda, que os comerciantes da cidade muitas vezes deixam de participar do encontro anual porque não podem se ausentar do comércio. "No Interior, as empresas são pequenas e centralizadas na figura do proprietário, que não pode se ausentar do negócio", cita.

Atrativos

Além de participar do evento, os lojistas também poderão aproveitar uma série de atrativos na cidade, entre os quais uma trilha para o Serrote Quinamuiú - cartão postal de Tauá e de onde é possível avistar toda a cidade. Também há opção de aprender mais sobre a cultura local e regional visitando museus e centros culturais, além de experimentar a gastronomia local, que tem como forte base o queijo coalho e a carne de carneiro.

A abertura de novas lojas nos mais variados segmentos, com destaque para vestuário, vem se registrando nos municípios do Interior. Datas como Dia das Mães e Natal são o ponto alto Foto: Silvânia Claudino

Mais informações
CDL de Crateús
(88) 3691.0963
CDL de Independência
(88) 3675.1273.