Dilma visita Ribeirão Preto para lançar primeiro trecho de etanolduto
Duto transportará etanol entre cinco estados e custará R$ 7 bilhões.
Do G1 Ribeirão e Franca
A presidente Dilma Rousseff (PT) estará em Ribeirão Preto (SP) nesta segunda-feira (12) para a inauguração oficial do primeiro trecho do duto que transportará etanol entre cinco estados brasileiros. Concluída em janeiro desse ano, a primeira fase da obra tem 206 quilômetros de extensão e interliga o terminal terrestre de Ribeirão, em uma importante região produtora de etanol, à Refinaria de Paulínia (SP).
Segundo a Petrobras, a primeira transferência de etanol pelo canal já foi realizada no dia 25 de junho, mas o lançamento oficial do projeto acontece somente nesta segunda-feira, 47 dias depois, devido à incompatibilidade entre as agendas de Dilma, de governadores e empresários. A cerimônia está marcada para as 11h, no terminal localizado no quilômetro 326 da Rodovia Alexandre Balbo (SP-328).
Quando estiver finalizado, o etanolduto ligará 45 cidades, passando pelos estados de Goiás,Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, até chegar aos portos de São Sebastião (SP) e do Rio de Janeiro onde o combustível será exportado em navios. O duto terá 1,3 mil quilômetros de extensão e capacidade para transportar 21 bilhões de litros de etanol por ano. O custo previsto pelo Governo Federal é de R$ 7 bilhões.
Dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) apontam que o Brasil produziu cerca de 560 milhões de toneladas de cana na safra 2011/2012, matéria-prima utilizada para a produção de 23 bilhões de litros de etanol. O país é responsável por 20% desta matriz energética no mundo, números que o colocam como o segundo maior produtor de etanol do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos.
A Transpetro, braço de logística da Petrobras, será operadora do etanolduto. O próximo trecho a ser construído ligará Ribeirão Preto a Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro.
Obras do primeiro trecho do etanolduto, entre Ribeirão e Paulínia, foram concluídas em janeiro (Foto: Carlos Trinca/EPTV)
Comentários